Casca recebe o programa "Atualiza CRMV-RS" para debater a inserção do médico-veterinário na saúde pública
24/08/2023

Na última terça-feira (22), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) realizou, no município de Casca, norte do Estado, um seminário para debater a inserção do médico-veterinário na saúde pública. O ciclo de palestras faz parte do programa "Atualiza CRMV-RS", cujo objetivo é abordar questões importantes para a Medicina Veterinária e a Zootecnia, trazendo palestrantes atuantes nas mais diversas áreas por meio de lives e seminários.

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, fez a abertura do evento, ressaltando a importância dos seminários para demonstrar a relevância da atuação de médicos-veterinários na saúde humana, na saúde animal e no desenvolvimento do país. “Nos propomos a levar o Conselho onde ele nunca esteve, então estamos aqui pela primeira vez em Casca. Queremos que os profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia compreendam a importância do seu Conselho e a representatividade que ele possui em nível estadual", salientou.

O evento discutiu tópicos essenciais, com os médicos-veterinários Angélica Bertagnolli, Flávio Silveira, Joana Paludo e Thiago Perachi, como a atuação do médico-veterinário na vigilância sanitária e sua importância como responsável técnico na indústria de alimentos. Além disso, foram abordadas atualizações sobre a esporotricose animal no Rio Grande do Sul e a tuberculose bovina na saúde única.

O ciclo de palestras ocorreu na Câmara de Vereadores de Casca e contou com a presença do prefeito, Ari Caovilla, de secretários municipais, vereadores, médicos-veterinários e servidores do município. O seminário foi uma parceria do CRMV-RS com a Prefeitura e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), por meio do médico-veterinário Juliano Vanini.