Nota de Pesar pelo falecimento da médica-veterinária Norma Centeno Rodrigues
03/08/2023

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lamenta o falecimento da colega Norma Centeno Rodrigues, ocorrido nesta quarta-feira, 02 de agosto, após uma incansável luta contra o câncer. O velório ocorrerá hoje, das 14h às 18h30, na capela 5 do Ângelus Memorial Crematório, localizado na Avenida Porto Alegre, número 320, na Capital.

O legado deixado por Norma para a Medicina Veterinária é inestimável. Graduada em Medicina Veterinária pela UFRGS em 1979, Mestrado em Ciências Veterinárias também pela UFRGS (1992) e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universitad de Murcia/Espanha (2004) reconhecido pela USP em agosto de 2009. Foi professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil entre os anos de 1993 e 2009, sendo responsável pela implantação do Curso de Medicina Veterinária e da Área das Ciências Agrárias, na Instituição, onde ocupou os cargos de Coordenadora de Curso e Diretora da Área. Ocupou o cargo de Diretora do Hospital Veterinário da ULBRA de 2002 a 2009.

Norma dedicou sua vida à profissão, deixando marcas indeléveis no cenário da Medicina Veterinária Legal. Com um currículo extenso e admirável, ela presidiu a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal nas gestões 2019-2021/2021-2023, além de coordenar a Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS entre 2018 e 2021.

Integrava a diretoria da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária (ARIMEVE) na atual gestão e presidiu a Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (SOVERGS).

Seu trabalho na área de Patologia Animal, com foco em doenças de ruminantes, e suas contribuições para o bem-estar animal, renderam-lhe reconhecimento e respeito na comunidade veterinária. Foi membro da Diretoria do CRMV/RS por duas gestões, ocupou cargo na Diretoria do Sindicato dos Médicos Veterinários no Rio Grande do Sul (SIMVET-RS) e também foi diretora da Região Sul da Federação Nacional dos Médicos Veterinários (FENAMEV).

Neste momento de tristeza, prestamos nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho da Dra. Norma Centeno Rodrigues. Seu legado será sempre lembrado e sua ausência será profundamente sentida pela comunidade veterinária do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil.