portugues espanhol ingles
CRMV-RS entrega tampinhas plásticas para a Escola Especial Frei Pacífico
27/07/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), por meio de sua Gerente-Geral, Adm. Izabel Cristine Lopes e o Sr. Claudio Vinhas de Carvalho, do RH, entregou dezenas de tampinhas plásticas para a Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, em Porto Alegre. A instituição participa do projeto “Tampinha Legal”, que encaminha os materiais para recicladoras e o valor da venda é revertido para a Escola.

 

Na ocasião, foram recebidos pelo Coordenador do Centro Social, Davi Rodrigues da Silva, que apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade, evidenciando a importância da população conhecer a Escola Frei Pacífico e auxiliar nos projetos.

 

Histórico

Fundada em 1956, a Escola Frei Pacífico é referência na educação de surdos. É uma instituição filantrópica da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida. A escola nasce do comprometimento de diversas pessoas, que desejavam realizar o sonho de Frei Pacífico de Bellevaux e Madre Clara Maria, acreditando na capacidade do surdo para desenvolver suas habilidades e participar ativamente do mundo ouvinte em que vive. As atividades iniciaram atendendo somente meninas surdas e existia, na época, os regimes de externato, semi-internato e internato (hoje extintos). Em 1963, através de um convênio com o Governo do Estado, foram construídos dois novos pavilhões e em 1974, começa a funcionar a Clínica Especializada em Comunicação, responsável por oferecer aos surdos um melhor atendimento. Com novos recursos e profissionais especializados, a entidade atende as áreas de otorrinolaringologia, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, estimulação precoce e audiologia. O nome Instituto Frei Pacífico, mudou para Escola de Ensino Fundamental Frei Pacífico – Educação para Surdos, em 1999, quando passaram a oferecer escolarização da Educação Infantil à 5ª série e, atualmente, conta com as séries finais também. Com a inauguração do Ginásio e do Centro Social foi possível realizar diversas atividades e projetos sociais que atendem crianças, adolescentes surdos e suas famílias. A Escola também possui curso de Libras e oficina para as famílias.