Fiscalização em Foco: CRMV-RS percorreu 237 municípios no primeiro semestre
11/07/2023

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) no primeiro semestre de 2023 percorreu um total de 98.941 quilômetros para visitar 237 municípios. De acordo com os dados do boletim “Fiscalização em foco”, foram vistoriadas 2.530 empresas, resultando em 312 autos de infração por falta de registro, 791 autos de infração por falta de Anotação de Responsabilidade Técnica e em 62 autos de infrações por outras infrações, a maioria dessas por falta de estrutura em estabelecimentos de prestação de serviços médicos veterinários. Foram atendidas 372 denúncias. A equipe também confeccionou 241 Termos de Fiscalização e 1.985 termos de Constatação.

O trabalho não para e o CRMV-RS realizou ainda cinco operações com todos os fiscais do conselho nas cidades de Três Passos, Crissiumal, Humaitá, Santa Rosa e Uruguaiana. Os agentes de fiscalização realizaram algumas fiscalizações noturnas para verificar se as clínicas com atendimento 24h e hospitais veterinários com atendimento ao público em período integral estavam de acordo com a Resolução 1275/2019, sendo que alguns estabelecimentos foram autuados por não cumprir a legislação. Além disso, os fiscais e assessores técnicos do conselho acompanharam a Polícia Civil em operações específicas e auxiliaram o setor de eventos em algumas feiras e eventos no interior do Estado.

No mês de junho, a fiscalização esteve presente em 42 municípios, fiscalizando 427 empresas, sendo 47 autuadas por falta de registro, 120 autuadas por falta de Anotação de Responsabilidade Técnica e cinco por falta de estrutura em serviços médicos veterinários. A equipe confeccionou 49 Termos de Fiscalização e 377 Termos de Constatação, percorrendo um total de 21.632 quilômetros e atendendo a 34 denúncias.