Projeto "CRMV-RS mais próximo do Profissional na Capital e no Interior" cumpre cronograma em todas as faculdades de Zootecnia do Estado
11/07/2023

As faculdades de Zootecnia espalhadas pelo Estado receberam a visita de representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). O projeto "CRMV-RS mais próximo do Profissional na Capital e no Interior" cumpriu agenda em todas as instituições de ensino superior em Zootecnia, levando aos futuros profissionais da área informações sobre o exercício da profissão e o papel do conselho de classe em suas trajetórias daqui para frente.

"É um compromisso assumido pela atual diretoria ainda antes de ser eleita de estar mais próximo dos profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia conhecendo as necessidades de cada região quanto a atuação do Conselho tanto na Fiscalização como na orientação técnica no exercício das profissões." comenta o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira. De acordo com o dirigente, é de extrema importância levar as informações aos futuros zootecnistas para que eles saibam que podem contar com seu conselho de classe e da importância que a autarquia tem para o exercício da profissão.

O projeto busca, em parceria com as associações profissionais, instituições de ensino e entidades, conhecer as demandas das profissões em cada região, dando uma melhor efetividade nas ações do CRMV-RS na fiscalização, na organização de eventos para orientação técnica dos profissionais, e nas instituições orientar os futuros profissionais sobre suas responsabilidades quando ingressam no mercado de trabalho.

“A aproximação dos futuros profissionais é fundamental para que eles conheçam o papel do CRMV-RS uma vez que, para exercer as atividades, é preciso estar vinculado ao conselho e conhecer os regimentos que regulam a profissão”, diz o conselheiro Bruno Borges Machado Teixeira, ao enfatizar que é fundamental explicar aos acadêmicos qual é a real função do conselho, como o conselho atua e o que diz o Código de Ética, para citar alguns exemplos.

As visitas também são essenciais para colocar o conselho à disposição dos futuros profissionais e reforçar que a atuação do CRMV-RS é fundamental para fiscalizar o exercício da profissão. “Além disso, somos um órgão de orientação técnica e consultiva, que instrui zootecnistas e médicos-veterinários sobre suas responsabilidades e atribuições”, afirma Bruno.

O assessor da presidência do CRMV-RS, Elias Ferreira, destaca ainda que, ao fazer o apanhado sobre as principais dúvidas e necessidades dos formandos, é possível melhorar o trabalho do conselho, de forma que a fiscalização e a orientação técnica sejam embasadas nas necessidades apresentadas. “Os futuros Zootecnistas e Médicos Veterinários entrarão no mercado de trabalho com conhecimentos importantes e atuais sobre a conduta ética profissional e melhor preparados para cumprir o que a legislação determina”, reforça Elias. “O projeto de aproximação tem sido bem-recebido por todas as instituições de ensino, pois também mostra aos estudantes a importância de estarem junto ao seu conselho de classe que registra, fiscaliza e regulamenta as suas profissões”, completa o assessor de Comissões do CRMV-RS, Favorino Collares.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ZOOTECNIA VISITADAS
•    INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Campus Sertão
•    INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus Alegrete
•    UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS