Projeto "CRMV-RS mais próximo do Profissional na Capital e no Interior" visita Santa Maria e Caxias do Sul em junho
05/07/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul visitou, no mês de junho, as cidades de Santa Maria e de Caxias do Sul dentro do projeto “CRMV-RS mais próximo do Profissional na Capital e no Interior".

"É um compromisso assumido pela atual gestão ainda antes de ser eleita, de estar mais próximo dos profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia conhecendo as necessidades de cada região quanto à atuação do Conselho,  tanto na Fiscalização como na orientação técnica no exercício das profissões." comenta o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, ao destacar a importância da iniciativa. “Visitar os profissionais em seus locais de trabalho permite acompanhar de perto quais são suas principais demandas”, ressalta Mauro.

Em Santa Maria, o assessor da presidência, Elias Ferreira, e o assessor de Comissões, Favorino Collares, estiveram na Universidade Federal de Santa Maria, onde cumpriram agenda com as faculdades de Medicina Veterinária e de Zootecnia. Já em Caxias do Sul, reuniram-se com representantes dos cursos de Medicina Veterinárias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Centro Universitário Uniftec, do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e da Faculdade Ideau.

"Com estas últimas visitas finalizamos o levantamento deste projeto que visa, em parceria com as associações profissionais, instituições de ensino e entidades, conhecer as demandas das profissões em cada região, aproximando e dando uma melhor efetividade nas ações do CRMV-RS na fiscalização e na organização de eventos para orientação técnica dos profissionais. "Existem hoje no estado do Rio Grande do Sul 29 instituições de ensino com curso de Medicina Veterinária em andamento, sendo elas 5 federais e 24 particulares, 7 instituições de ensino com curso de Zootecnia em andamento, sendo elas todas federais. Além disso contamos com  8 Associações de Médicos Veterinários e Zootecnistas atuantes no estado, além da Sovergs e do Sinvet. Este levantamento nos possibilitará a elaboração de um projeto PRODES, junto ao CFMV para que possamos de forma itinerante estar mais próximos dos profissionais em suas regiões atendendo suas demandas tanto administrativas como técnicas e dos futuros profissionais, que através das instituições, irão ingressar no mercado de trabalho mais preparados quanto as suas responsabilidades e comportamento ético profissional esperado” ressalta o assessor da presidência, Elias Ferreira.