portugues espanhol ingles
Primeiro Encontro Rio-Grandense sobre Fauna Selvagem reúne especialistas em Caxias do Sul
06/06/2023

A atuação da Medicina Veterinária em desastres da fauna, os conflitos com a fauna silvestre e zoonoses foram alguns dos temas debatidos por especialistas no Primeiro Encontro Rio-Grandense sobre Fauna Selvagem, realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) na cidade de Caxias do Sul no dia 2 de junho.

 

“Falar sobre a fauna selvagem é fundamental para a conservação da biodiversidade, da preservação dos ecossistemas e da saúde humana, além de informar a população”, destaca o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.


O evento, realizado no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou com a participação de renomados profissionais da área, que compartilharam suas experiências e conhecimentos.

 

Uma das palestras abordou a "Medicina Veterinária em Desastres com Fauna", na qual Rodolfo Pinho da Silva Filho destacou a importância de ações rápidas e eficientes para auxiliar e preservar a fauna selvagem durante eventos catastróficos. Outros  temas relevantes foram abordados por Marcelo Meller Alievi, que falou sobre "Animais Exóticos Invasores", e Fernanda de Azevedo Liborio, que discorreu sobre “Conflitos com a Fauna Silvestre”. Os especialistas falaram sobre os desafios enfrentados e as melhores práticas para lidar com essas questões. 

 

Uma mesa redonda foi especialmente dedicada à discussão sobre "Zoonoses e Saúde Pública envolvendo a Fauna Silvestre", com a participação dos integrantes da Comissão de Animais Silvestres, Exóticos e Desastres  do CRMV-RS. “Esse tema é de extrema importância, pois a interação entre seres humanos e animais selvagens pode representar riscos à saúde pública. Através do debate e da troca de experiências, os profissionais presentes puderam aprimorar seus conhecimentos e contribuir para a prevenção e o controle de doenças zoonóticas”, afirma Mauro. 

 

O encontro foi um marco importante para a disseminação de conhecimentos relacionados à fauna selvagem e sua interação com a sociedade. "Com a troca de conhecimentos e da discussão de temas relevantes, estamos fortalecendo a atuação dos médicos-veterinários na área da fauna selvagem e contribuindo para a proteção da biodiversidade em nosso Estado", enfatiza o presidente do CRMV-RS. O evento contou com a presença de profissionais e estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos na área.