CRMV-RS realiza palestra na Ulbra
14/04/2023

Os estudantes da disciplina de Introdução à Medicina Veterinária, Bem-Estar Animal e Deontologia do curso de Medicina Veterinária da Ulbra participaram de palestra realizada pela vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Regina Costamilan, e pelo assessor técnico do CRMV-RS, José Pedro Soares Martins, a convite da professora  Évelin de Azevedo, para as turmas da manhã e da noite.

Os desafios, o cenário atual, as perspectivas do mercado de trabalho, o ensino e o futuro da profissão foram os temas abordados pela vice-presidente. "A participação de representantes do CRMV-RS nas aulas dos cursos de Medicina Veterinária é de fundamental importância, visto que é neste momento que os alunos têm o primeiro contato com a autarquia e tomam conhecimento do sistema CFMV/CRMVs, da legislação e do código de ética. Nestes encontros conseguimos levar  nossa experiência e vivência para conhecimento do futuro destes alunos", destaca Regina.

A regulamentação da profissão e as atribuições do CRMV de fiscalizar, orientar, disciplinar e registrar os profissionais e os estabelecimentos ligados à Medicina Veterinária foram mostradas pelo assessor técnico.
“O Conselho exerce um papel fundamental quando fiscaliza o exercício profissional, pois é ele quem garante que a Medicina Veterinária será exercida de forma ética e com o máximo de capacidade técnica para o benefício da sociedade que se utiliza de nossos serviços e produtos”, pontua José Pedro.

“Os alunos ingressantes do curso de Medicina Veterinária da ULBRA tiveram a oportunidade de acompanhar a explanação dos membros do Conselho, sobre a lei 5.517. O momento proporcionou que os acadêmicos pudessem construir aprendizado referente ao exercício da profissão e a importância sobre a  criação dos Conselhos Federal e Regional. A explanação trouxe a oportunidade de um aprendizado integrativo e conscientização sobre os direitos e deveres inerentes à futura profissão. Agradecemos o acolhimento do convite, pois o curso comemora 30 anos de consolidação de ensino , através de uma abordagem ampla sobre os aspectos legais que regem a profissão”, enfatizou Évelin.