CRMV-RS orienta a população sobre o consumo de peixes com selo de inspeção
05/04/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) vem orientar a população sobre a importância de consumir peixes com selo de inspeção. É ele que garante a segurança dos alimentos ao indicar que ele foi manipulado de maneira correta e que atende os critérios exigidos pela legislação.

Na hora da compra, o consumidor deve verificar a presença do selo dos serviços de  inspeção municipal, estadual ou federal, a situação de acondicionamento recomendada no produto e a data de fabricação. O alerta é ainda mais importante nesta época do ano, em que aumenta consideravelmente a procura em decorrência das tradições da Semana Santa. A escolha de peixes provenientes de locais inspecionados e de confiança é fundamental para garantir a segurança dos alimentos.

Além disso, ao optar por peixes com selo de inspeção, o consumidor contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva, estimulando a produção em locais que seguem boas práticas de manejo e que atendem às exigências sanitárias. Para o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Leonardo Barcellos, essa atitude resulta em uma melhoria na qualidade dos alimentos e na garantia da saúde tanto dos consumidores como dos animais envolvidos na cadeia.

“Ao adquirir um produto com selo de inspeção, o consumidor tem a garantia de que aquele alimento passou por rigorosos controles sanitários e de qualidade, desde a sua produção até a sua comercialização”, afirma.
Portanto, na Sexta-feira Santa, é importante que as pessoas façam escolhas conscientes e priorizem a compra de peixes com selo de inspeção ou de estabelecimentos registrados e inspecionados, garantindo a segurança dos alimentos que chegam à mesa de suas famílias.

SELOS
Selo SIM: É um selo associado à Secretaria Municipal de Agricultura. O produto que recebe o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) pode ser comercializado dentro dos limites do município em que foi produzido.
SELO SIE: Representa o Serviço de Inspeção Estadual, executado por órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura. Uma vez obtido esse selo, o produto pode ser comercializado dentro da esfera estadual.
SELO SIF: Este selo, fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é exigido para comercializar produtos em todo o território nacional, bem como para produtos destinados à exportação.