CRMV-RS se reúne com a Ulbra e a Anclivepa
03/04/2023

O Projeto "CRMV-RS mais próximo do Profissional na Capital e no Interior" esteve na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, e na Anclivepa Porto Alegre (Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais). Na Anclivepa, a pauta do encontro foi o estabelecimento de parceria entre as entidades para realização de eventos.
Já a reunião entre o corpo docente de Medicina Veterinária da Ulbra e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) teve como principal assunto a qualidade do ensino.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina Veterinária ajuizou uma ação civil pública para impedir a abertura de novos cursos no país. Segundo o assessor técnico, José Pedro Martins “Essa atitude do CFMV tem como base uma avaliação, feita pela Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária, em 40 projetos pedagógicos aprovados pelo MEC nos últimos três anos”, reforçando o cuidado do Conselho quando o assunto é educação.

“Há tempos nos preocupa a abertura de novos cursos de Medicina Veterinária sem um rígido controle na qualidade do ensino, a formação qualificada e o contato do acadêmico com a prática da Veterinária é primordial. Esperamos que o MEC após acatar o pedido do CFMV para suspensão por 5 anos para a abertura de novos cursos, reveja a forma de análise das novas instituições”, ressalta o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

"A proposta que está sendo apresentada nas universidades é a efetiva participação do CRMV-RS nas atividades acadêmicas em todo o curso de medicina veterinária e zootecnia, como forma de conscientizar os alunos sobre a importância da ética profissional e da necessidade da plena capacitação para o exercício da responsabilidade técnica", destaca o assessor da presidência, Elias Ferreira.

Os encontros foram coordenados pelo assessor da presidência, Elias Ferreira, pelo assessor especial de comissões, Favorino Collares, e o assessor técnico, José Pedro Martins. O objetivo deste projeto é realizar visitas a instituições de ensino, entidades de classe e entes públicos para conhecer as demandas e realidades específicas de cada região, quanto à atuação da fiscalização do exercício regular da Medicina Veterinária e da Zootecnia e as principais necessidades quanto à orientação técnica nas profissões.