Fiscais do CRMV-RS atuam em ação conjunta com polícia civil em Dois Irmãos e Ivoti
08/02/2023

Na manhã desta segunda-feira (06), agentes de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) acompanhados pela vice-presidente do CRMV-RS, Regina Costamilan, participaram de uma operação conjunta com a polícia civil de Dois Irmãos. A Operação Geisel como foi batizada cumpriu com quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em Dois Irmãos e um em Ivoti. “Mais uma vez colocamos em prática uma das ações mais importantes do Conselho: a fiscalização. Acompanhei os agentes, pois era preciso comprovar maus-tratos contra os animais que estavam nos estabelecimentos. O que foi feito, resultando na prisão de cinco pessoas”, disse Regina.

O objetivo da investigação era apurar se os animais eram maltratados pelos proprietários e profissionais vinculados a canis e gatis com atuação nos dois municípios. Em Dois Irmãos, os agentes visitaram o consultório veterinário do profissional responsável técnico pelos outros dois canis fiscalizados. Em Ivoti, foi verificado outro canil, vinculado aos mesmos alvos da operação de ontem.

Regina diz que dentre os aspectos caracterizadores como maus-tratos estavam: animais em pequenas jaulas e nitidamente doentes; pratos de alimentos e água sem higienização, sendo que em alguns havia inclusive larvas vivas; cachorros e gatos em ambientes completamente fechados, sem ventilação ou acesso à luz solar. “Num dos canis, encontramos descartes inadequados de materiais, vidros de vacinas, que eram incendiados nos fundos da propriedade e restos mortais de animais enterrados sem qualquer observância das normas”, diz Regina.

O coordenador da fiscalização do CRMV-RS, Rodrigo Freddi, diz que entre as irregularidades, além dos maus-tratos, foram encontrados: local insalubre,  descarte irregular de seringas, agulhas, frascos de produtos vencidos, receituário de controle especial e atestado de saúde em branco, assinado e carimbado pelo médico veterinário, dentre outras. “Além disso, o médico veterinário, responsável técnico pelo local, foi preso em flagrante pela polícia civil”, disse Freddi. Ele destacou ainda a importância do trabalho dos agentes de fiscalização do CRMV-RS, pois “é através da fiscalização do exercício profissional que defendemos a sociedade e garantimos que o consumidor tenha serviços e produtos de qualidade”.

Os presos foram autuados em flagrante por crimes contra o meio ambiente: maus-tratos e poluição ambiental. A investigação iniciou a partir de denúncia realizada por pessoa que teve acesso a um dos locais e que tinha conhecimento sobre diversas infrações sanitárias e que consubstanciariam crueldade contra os animais ali mantidos. Também participaram da ação, agentes das Delegacias de Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Ivoti e Estância Velha, coordenados pelo Delegado Felipe Borba.