portugues espanhol ingles
CRMV-RS prestigia formatura de apenados como auxiliares veterinários
20/12/2022

O assessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), José Pedro Martins, representou a autarquia na segunda edição da formatura de apenados da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), como auxiliares veterinários. A solenidade ocorreu na segunda-feira (12) e representou um divisor de águas para os oito formandos que, a partir da formação realizada dentro do presídio, têm uma profissão e mais oportunidade de reinserção no mercado de trabalho. “A continuidade do curso de auxiliar de veterinário para os detentos da CPPA, que agora forma a sua segunda turma, é a comprovação de que a iniciativa cumpre com a sua função de dar uma formação profissional que será fundamental para a ressocialização dessas pessoas”, disse Martins.

 

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, destacou o caráter social da formação de detentos. “O curso capacita, preparando para o mercado de trabalho, trazendo essas pessoas para inserção na sociedade como mão-de-obra qualificada”, disse.

 

O médico-veterinário e soldado da Brigada Militar, Maurício Carllosso, foi o idealizador do curso e afirma que o mais importante da formação é “a criação de uma possibilidade de vida”.

 

A ideia de profissionalizar os presos foi da diretora da cadeia, major Ana Maria Hermes, primeira mulher a comandar a prisão em 58 anos. “O curso de auxiliar veterinário, desenvolvido na CPPA, além de profissionalizar os internos locais, tem como objetivo principal, encorajá-los à defesa da causa animal e também qualificá-los para o desempenho de atividades laborais na canil da Casa, atualmente com cerca de 60 cães”, afirma a diretora.