CRMV-RS participa da primeira ação Pet Friendly em parceria com o governo do Estado
20/12/2022

O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior deu início, neste sábado (17), à Operação RS Verão Total. O evento, que ocorreu Largo do Baronda, na Avenida Beira-mar, em Capão da Canoa, contou a participação do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Mauro Moreira, do governador eleito, Eduardo Leite, e do vice-governador eleito, Gabriel Souza.

"Estamos atendendo ao convite do governo do Estado para apresentar dicas e cuidados com os animais durante o verão”, destaca o presidente do CRMV-RS, ao ressaltar que os médicos veterinários darão dicas de segurança e bem-estar dos pets, assim como orientações para prevenir doenças dos animais de estimação.

A cartilha foi desenvolvida em conjunto pelo CRMV-RS e o governo gaúcho por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), com o titular da pasta, o secretário Raphael Ayub, e da diretora de Turismo da Setur, Claudia Mara Borges.

O  conteúdo pode ser acessado por meio do QR Code abaixo. Ali, os tutores poderão verificar qual a forma correta de transportar seus melhores amigos no automóvel e como devem prepará-los da maneira correta para viagens de avião, por exemplo. As ações Pet Friendly são resultados de um ano de trabalho feito em conjunto pelo CRMV-RS e a Setur, que colheu informações em todo o Estado para saber quais são as principais demandas das localidades e poder contemplá-las ao longo dos meses.

A cartilha com dicas dá início às ações que serão apresentadas dentro do Pet Friendly, termo utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos. O conceito não se refere aos lugares onde os pets podem apenas entrar, mas sim onde o ambiente esteja preparado para recebê-los e acolhê-los a fim de proporcionar conforto para os animais. “Nosso propósito é fomentar a ideia no Estado garantindo o bem-estar dos animais e também fomentando os negócios no segmentos turístico gaúcho”, assinala o médico veterinário Mauro Moreira