CRMV-RS lança campanha contra abandono dos animais
19/12/2022

Férias chegando e junto com elas aquela viagem em família: pais, filhos, avós. E o cachorro? Nem sempre!

Não são poucos os casos de cães e gatos abandonados nessa época do ano. Em função disso, foi estabelecido o Dezembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre o abandono e maus-tratos de animais. E para dar destaque a essa causa tão importante, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lança a campanha Eu jamais te abandonaria. “A iniciativa visa alertar sobre a importância da guarda responsável, pois além de cruel e desumano, abandonar é crime”, afirma o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

Além das férias, que muitas vezes, fazem com que os tutores abandonem seus pets, também estão entre os motivos de abandono: rejeição à fêmea prenhe ou com filhotes, aos idosos, em função das doenças e dos custos, tutores que viajam ou mudam de residência e deixam seu pet para trás, cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento (latidos) ou fica feroz, dificuldade de convívio pela presença de crianças no lar, alergia a pelos, entre outras causas.

Segundo e médica-veterinária e professora da Uniritter, Ceres Faraco, os tutores que abandonam seus pets também são os mais propensos a ter ideias equivocadas sobre os animais, custos de manutenção e castração. “Estas pessoas têm, frequentemente, expectativas irrealistas em relação aos animais de companhia, e quando não satisfeitas, desistem frequentemente deles”. Para ela,
a prevenção do abandono começa com o conhecimento sobre tudo o que implica adotar um animal. “A responsabilidade nesta decisão é de manter esse animal como membro da família recebendo atenção e cuidados adequados". Além disso, é preciso ter em mente que os animais precisam de cuidados veterinários, vacinas, vermifugação, medicações quando doentes, algumas vezes cirurgias, internações. Precisam de alimento de qualidade e na quantidade correta para porte e raça, precisam de conforto, caminhas, comedouros, banhos quando necessário. Precisam se exercitar todos os dias para terem saúde e qualidade de vida. Também é preciso ter em mente que os animais são longevos e será preciso dedicação por todos os anos de vida deles. Logo, é preciso ter condições financeiras, tempo e dedicação.

Por isso, é importante fazer uma reflexão antes de adotar ou comprar um animal

– Todos na família estão de acordo com a presença do animal?

– O animal terá onde ou com quem ficar quando o tutor for viajar?

– O animal terá um espaço adequado para dormir e brincar?

– O tutor terá tempo para fazer passeios e dar a atenção diária que o animal requer?

– Haverá condições de levar o animal regularmente ao médico-veterinário?

Ceres acrescenta que há necessidade de compreender que os animais precisam de tempo e de espaço e que estes podem mudar ao longo do tempo. “Fundamentalmente, quem vai incluir um animal em sua vida precisa examinar criticamente o compromisso que está sendo assumido. Nada mais justo, diante de todos os benefícios que os cães e gatos oferecem ao conviver com pessoas”.

É importante destacar que abandono e maus-tratos são crimes previstos pela Lei Federal nº 9.605/98. Com a sanção da Lei Federal nº 14.064/20, houve o aumento da pena de detenção que era de até um ano, agora podendo ser de até cinco anos para quem cometer este crime. Além dis