Segurança alimentar: CRMV-RS dá dicas sobre derivados do leite, mel e ovos
01/04/2022

A campanha do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) Medicina Veterinária também é alimento seguro segue com dicas sobre os cuidados que consumidores devem ter na hora de comprar derivados lácteos, mel e ovos.

O médico veterinário, Endrigo Ziani Pradel, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) destaca que os derivados lácteos devem ter rótulo com selo de inspeção do órgão responsável e que cabe aos consumidores ficarem atentos a uma série de itens. “É importante observar a data de fabricação do produto e de validade, além de conferir se o rótulo e a embalagem estão íntegros.

Também é preciso verificar se estão conservados em temperatura correta, de acordo com as instruções que constam no produto”. Em relação ao mel, Pradel destaca que é importante observar o selo do serviço de inspeção, atentando para as condições de conservação e aspecto do produto.

Na hora de adquirir ovos, é importante buscar o produto de empresas que tenham licenciamento para vendê-los. “Isso garante que o produto foi produzido de modo a evitar resíduos químicos, que a manipulação foi adequada, sem permitir que a contaminação externa passe para dentro dos ovos. E nunca adquira ovos com manchas de sangue, trincados ou falhados”, completou.