Verão exige mais cuidado quanto à aquisição e ao consumo de carne bovina e suína
16/03/2022

Os cuidados na aquisição e consumo da carne bovina e suína são o destaque dessa semana da campanha Medicina Veterinária também é alimento seguro, desenvolvida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) para alertar sobre a importância da alimentação segura, especialmente no verão.

O médico veterinário do Núcleo de Vigilância Sanitária da prefeitura de Passo Fundo, Thiago da Silveira Peracchi de Barcellos diz que ao comprar um corte de carne os consumidores devem observar a organização e a higienização dos açougues, se as carnes estão expostas de forma adequada e se apresentam boa coloração, sinal de que o produto é fresco. “Preste atenção também na forma o produto é manipulado e se o atendente cumpre com os cuidados sanitários durante o processo. Assim que a carne é cortada, ela deve ser embalada de forma adequada e seguir direto para a refrigeração”.

Barcellos destaca ainda que é sempre importante que o consumidor questione o açougue sobre a origem da carne, saber de onde é, quem forneceu, quando veio a carne, são perguntas que podem ser feitas na hora da compra e os estabelecimentos têm a obrigação de passar essas informações. “Geralmente em açougues que se preocupam com isso deixam até a marca do fornecedor exposta, porque é uma propaganda a mais para a empresa”, diz. Barcellos acrescenta que todos os produtos devem ter uma rotulagem emitida, dizendo quem é o fornecedor e deve estar escrito no produto como uma forma rastreabilidade.

Também cabe ao consumidor ficar de no prazo de validade dos produtos. “Caso tenha produtos vencidos, estragados ou não tenham a aparência desejada e natural do produto, cabe uma denúncia para que a vigilância sanitária vá lá e tome as providências, para a adequação do estabelecimento, mas acima de tudo, o maior fiscal é o consumidor porque ele escolhe o que adquirir ou onde adquirir”. O médico veterinário acrescenta que outro fator importante é saber os riscos e o tipo de contaminação de cada alimento. “Então é importante saber que produtos de origem animal possuem naturalmente as suas características específicas e que são produtos perecíveis, que precisam ficar em refrigeração e que eles se contaminam com muita facilidade”.