portugues espanhol ingles
Trabalho das ONGs de proteção animal busca combater crescimento do abandono
14/03/2022

Não é novidade para as ONGs o crescimento no abandono de animais durante o período de verão. No entanto, nestes últimos anos esse aumento se tornou ainda mais significativo devido aos reflexos da pandemia. Segundo dados do projeto Ampara Animal, ONG parceira da Cobasi, o índice de abandono e de recolhimento de animais aumentou, entre julho de 2020 até o terceiro trimestre de 2021, em 61% no Brasil.

 

A vereadora de Campo Bom Kayanne Braga (PTB) é ativista da causa animal e protetora na ONG Campo Bom para Cachorro confirma a alta demanda de cães e gatos a procura de um lar nesta época, sobretudo no período de pandemia: “No vale dos sinos o número é altíssimo todo final de ano, porém, notamos que na pandemia esse número ficou muito maior, inclusive com cães jovens adotados durante o isolamento e que no fim do ano acabam sendo descartados – aumentando os casos de animais atropelados e com miíase.

 

As consequências financeiras da pandemia, como o desemprego e mudanças para casas menores, são algumas explicações para esse crescimento no número de animais abandonados. “Está faltando atenção de conscientização sobre a vida dos animais em situação de abandono. O abandono mata lentamente.” Hoje, a ONG Campo Bom conta com 100 cães e 58 gatos esperando por um lar e pode ser encontrada no Instagram no endereço: https://www.instagram.com/campobompracachorro/.