portugues espanhol ingles
CRMV-RS dá aval para funcionamento de castramóvel em Santa Maria
11/03/2022

A partir do dia 30 de março, a população de Santa Maria terá acesso a um serviço gratuito de castração para animais, que será realizado pelo Castramóvel, veículo da Prefeitura do Município que recebeu aval do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) para funcionamento. Na manhã desta sexta-feira (11), o trailer adaptado, e que será administrado pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria, passou por vistoria do fiscal do CRMV-RS na região, Carlos Danubio Sensever.

 

De acordo com o servidor do CRMV-RS, que também é médico veterinário, o Castramóvel atende às resoluções 962/2010 e 1275/2019, de nível federal, e está de acordo com as regras de controle populacional de animais e de condições estrutural, física e técnica. “Portanto, ele está apto a funcionar”, garantiu o fiscal do Conselho. 
O trailer está equipado com mesa para cirurgia, lavatório, armários, recipientes, monitor, balança, ar-condicionado e estrutura para que os animais se recuperem durante um breve período após o procedimento de esterilização. 

 

Para o presidente do CRMV-RS, médico veterinário Mauro Moreira, a iniciativa é fundamental para a saúde pública. “A procriação indiscriminada de cães e gatos em áreas de vulnerabilidade significa animais circulando nas ruas sem os devidos cuidados básicos, como vacinação, o que pode trazer riscos para a saúde da população com a transmissão de doenças como raiva e sarna, por exemplo”, destaca Mauro. 

 

Acompanharam a vistoria o superintendente de Bem-Estar Animal, Alexandre Caetano, a médica-veterinária Patrícia Silveira, da Prefeitura, o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Jair Binotto, o coordenador da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Ronei Gamboa da Rosa, e o deputado estadual Dirceu Franciscon, que intermediou o envio de emenda parlamentar para a compra do Castramóvel junto ao então deputado federal Ronaldo Nogueira. Integrantes da equipe da Ninagut, que foram contratados em Santa Maria, também estavam no local. 

 

O QUE É O CASTRAMÓVEL? 

 

O Castramóvel é um trailer adaptado que será puxado por um trator. Ele será utilizado para a castração gratuita de fêmeas caninas e felinas. O trabalho iniciará com os chamados “acumuladores” de animais. Depois, o Castramóvel irá para o interior dos bairros para atender as famílias em vulnerabilidade social que se cadastraram até a semana passada. As inscrições já foram encerradas. Em oito dias, 217 famílias cadastraram 402 animais. A previsão é que o serviço comece em 30 de março, seis dias antes do prazo estipulado anteriormente. 


Além de castradas, as fêmeas caninas e felinas serão microchipadas (procedimento que incentiva a posse responsável e registra os dados do tutor, como nome, endereço e telefone, a fim de reunir informações que auxiliem em eventual perda, furto ou desaparecimento do pet). A Secretaria de Meio Ambiente ainda trabalha para organizar e, posteriormente, divulgar o cronograma de atendimentos, os quais serão regionalizados. 

 

QUAL SERÁ O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO UTILIZADO?

 

O procedimento será a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas porque elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

 

Texto: Assessoria de Comunicação CRMV-RS e Secretaria Extraordinária de Comunicação
da Prefeitura Municipal de Santa Maria 
Fotos: João Alves/ Prefeitura Municipal de Santa Maria