Homenagens às mulheres seguem com o perfil da médica veterinária Élen Nalério
10/03/2022

No terceiro dia da campanha do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) em homenagem às mulheres, o perfil em destaque é o da médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Élen Nalério. Ela conta que sempre precisou superar muitos desafios na sua área de atuação, a pecuária, onde iniciou com 29 anos. “Sempre foi uma área muito dominada pelos homens, e na época não tinha a tradição de mulheres atuando no sistema”.

Os desafios começaram em função da idade, por ser muito jovem, na época, alguns produtores rurais achavam que ela era estagiária. Depois, vieram os julgamentos pelas roupas que ela vestia: salto alto, bem arrumada, maquiada. “Alguns colegas diziam que não era a forma de uma pesquisadora se vestir, como se meu conhecimento ou minha inteligência fosse medida pelas roupas que eu vestia e não por quem eu sou na realidade”. Élen conta que depois veio o desafio de ser mãe e pesquisadora. “A Embrapa demanda bastante e exige muita concentração no trabalho. A empresa apoia a gente com seis meses de licença maternidade, mas mesmo assim é bem desafiador conduzir um cargo de pesquisa e a vida de mãe”.

A pesquisadora acredita que atualmente as mulheres já estejam trabalhando de forma mais igualitária, até pela postura pessoal. “No meu trabalho, eu incentivo o empoderamento das mulheres, sejam estagiárias, sejam analistas, a se posicionarem e não ficarem inibidas frente aos homens, que muitas vezes falam mais nas reuniões e têm uma postura mais austera, enquanto as mulheres tem uma postura mais doce e muitas vezes por isso são subjugadas”.