portugues espanhol ingles
Campanha Medicina Veterinária também é alimento seguro destaca cuidados especiais com a carne de frango
09/03/2022

A campanha Medicina Veterinária também é alimento seguro prossegue nesta semana com destaque especial sobre os cuidados com a carne de frango. Trata-se de um alimento que tem uma contaminação natural, por isso, ao manuseá-la é importante não misturar com outros alimentos.


Conforme o médico veterinário do Núcleo de Vigilância Sanitária da prefeitura de Passo Fundo, Thiago da Silveira Peracchi de Barcellos, no caso do frango, é preciso ter atenção especial para evitar a contaminação natural do produto. “Após manusear a carne de frango, deve-se fazer a higienização dos utensílios utilizados no processo e lavar bem as mãos, para só então trabalhar com outros produtos. Caso não tome esses cuidados, você pode acabar contaminando outro alimento frio, como saladas e sucos”, afirma. 

 

O médico veterinário, Endrigo Ziani Pradel, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), destaca que é muito importante que os consumidores observarem alguns pontos elementares, antes de adquirirem alimentos cárneos. “Cuidar se a temperatura de conservação e a validade dos produtos estão de acordo com a indicação dos rótulos e embalagens, as quais devem ter selo de inspeção. Observar a integridade das embalagens, se o local onde estão sendo comercializadas, acondicionadas ou manipuladas as peças possui higiene adequada”.


Barcellos frisa ainda a necessidade de refrigerar os produtos o mais rápido possível, após a aquisição. “Ao longo do tempo, se esse produto ficar parado e contaminado, essa contaminação vai se multiplicar ao ponto de ser um risco a saúde”. É importante que, além da aquisição de um produto licenciado, ele seja comprado em um local adequado, que demonstre higiene e responsabilidade na comercialização. “E que façamos o transporte de maneira mais rápida e possa botar esse produto na sua conservação adequada o mais rápido possível”.