portugues espanhol ingles
ASSIM foca na maior valorização dos serviços de inspeção municipais
07/03/2022

Com foco na proteção e maior respeito aos trabalhadores dos serviços de inspeção municipal do Estado, um grupo de médicos veterinários criou, em 2019, a Associação dos Servidores dos Serviços de Inspeção Municipais do Rio Grande do Sul (ASSIM). Conforme o presidente da entidade, Ariel Duarte Lima, ela surge em prol da classe veterinária, para mostrar os entraves que existem na fiscalização municipal e também a necessidade e a importância do trabalho desses profissionais.

 
Entre as maiores dificuldades dos servidores da inspeção municipal, Lima aponta a falta de conhecimento da população sobre o serviço dos médicos veterinários que atuam no setor. “E a falta de conhecimento dos gestores e vereadores sobre nosso trabalho. É isso que a gente tem que focar, mostrando a importância da nossa função, não só em saúde pública, mas também dentro de um processo de saúde única, tanto na sanidade animal, sanidade ambiental, quanto na sanidade humana”, afirmou o presidente da ASSIM. 


Ele aponta como grande objetivo da entidade fazer com que enxerguem o médico veterinário como um parceiro da comunidade e não como um inimigo “É preciso que as pessoas entendam que quem faz as leis é o legislativo, não é o executivo. Nós somos executivos, ou seja, só executamos as leis feitas pelo legislativo, que muitas vezes busca uma forma de alterar ou interferir nos serviços e inspeção municipal”, ressalta o dirigente. 


Em fevereiro, representantes da associação estiveram reunidos com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) Mauro Moreira. O objetivo da reunião foi fazer uma apresentação da associação e de algumas questões que são inerentes a cada município, para pedir apoio e mostrar o trabalho da ASSIM. “E assim, fomentar o seu crescimento, colocando os anseios dos nossos colegas dos municípios”, disse Lima.

 

O presidente da ASSIM disse que, a partir do encontro com o CRMV-RS, a associação encontrou guarida para questões importantes e que espera continuar trabalhando em conjunto, formando uma parceria de êxito. “Vamos enfrentar juntos as dificuldades e para isso, precisamos estar conectados, formar parcerias e estar presentes em todos os momentos em que haja um veterinário atuando”, disse Lima.