A campanha Medicina Veterinária também é alimento seguro segue nesta semana destacando a importância do trabalho dos médicos veterinários na área de alimentos
02/03/2022

Uma das principais preocupações nessa época de calor intenso é sobre a conservação e a qualidade dos alimentos de origem animal. Por isso, além de cuidar da refrigeração, é preciso comprar produtos com procedência legal, rotulados, de empresas registradas e que passaram pela inspeção de um médico veterinário.

O médico veterinário, Endrigo Ziani Pradel, diz que entre as principais atribuições dos médicos veterinários estão garantir a qualidade e inocuidade dos alimentos, prestar orientação técnica em todos os processos produtivos e capacitar os funcionários nas boas práticas de manipulação, incluindo aspectos de segurança e saúde do trabalho. “Além disso, os profissionais trabalham para garantir o controle de qualidade de processos e produtos e também se mantêm inteirados sobre as atribuições técnicas e legais do serviço oficial de fiscalização sanitária do estabelecimento”.

Mas como saber se um produto passou pela inspeção de um Médico Veterinário?

Através do rótulo e da etiqueta com selo dos órgãos de inspeção, sejam eles Federais, Estaduais ou Municipais (SIF, SIE ou SIM). Essas identificações são obrigatórias para todos produtos de origem animal produzidos e comercializados no território brasileiro.

O médico veterinário, Thiago da Silveira Peracchi de Barcellos, diz que o médico veterinário é o profissional mais qualificado para trabalhar com alimentos, principalmente os de origem animal. “É um profissional com uma formação muito completa e complexa. E as várias áreas de conhecimento que são apresentadas para o médico veterinário dão para ele um respaldo e um embasamento que eu não vejo em outros profissionais”.