Reunião entre os CRMVs do RS, CE e MG fortalece a padronização de ações entre os Estados
03/12/2021

Nesta quinta-feira (2), a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Lisandra Dornelles, participou, em Belo Horizonte (MG), de reunião administrativa com o presidente do CRMV-MG, Bruno Divino e o vice-presidente do CRMV-CE, Daniel Viana. O foco principal do encontro foi o esclarecimento de dúvidas a respeito do novo sistema de fiscalização desenvolvido pelo CRMV-MG, que busca identificar os pontos críticos dos estabelecimentos e estreitar a comunicação com os responsáveis técnicos, facilitando a fiscalização tanto das empresas quanto dos profissionais médicos veterinários de estabelecimentos de saúde animal.

Outra pauta em debate foram os acordos firmado entre o CMRV-RS e o Ministério Público do Trabalho (MPT) em relação à atuação dos estagiários de Medicina Veterinária, bem como o acordo entre o CRMV-RS e a Junta Comercial, relativo à situação das empresas que exercem atividade relacionada à Medicina Veterinária. “Conhecer as particularidades de cada região a respeito de assuntos que são de interesse nacional ajudam na elaboração de soluções que possam beneficiar a profissão e em especial a saúde da população”, comentou Lisandra Dornelles.

Para o presidente do CRMV-MG, a troca de informações é benéfica para todos. “É com satisfação que compartilhamos nossos processos e a forma com que nossas equipes têm trabalhado. O Conselho de Minas busca continuamente o aprimoramento das ações e a oportunidade de dividir informações é relevante para nós. Também é importante compreendermos como as ações são desenvolvidas em outros estados”, comenta Bruno Divino.

O vice-presidente do CRMV-CE destacou a possibilidade de levar ações semelhantes para seu estado. “A ideia é estabelecer cooperação e levar ao Ceará conhecimentos específicos, especialmente em relação aos editais de publicação para peritos, buscando a ampliação no número de médicos-veterinários atuando nesta área”, comentou Daniel Viana.

Participaram da reunião o assessor técnico do CRMV-MG, Marcelo Paiva, idealizador do programa de fiscalização; Joaquim Amâncio, superintendente executivo do CRMV-MG; e, virtualmente, José Pedro Soares Martins, Assessor Técnico Veterinário do CRMV-RS; e  diretoria do CRMV-CE, juntamente com a assessoria jurídica.