Sistema CFMV/CRMVs realiza sessão plenária em Tocantins
27/09/2021

Em agenda de trabalho na capital do Tocantins, Palmas, a Diretoria Executiva e os conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e representantes de 16 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) reuniram-se, entre os dias 21 e 24 de setembro, para realização da 350ª Sessão Plenária Ordinária e para a 105ª Sessão Especial de Julgamento de Processos Éticos-Profissionais (PEP). "É muito importante a participação dos regionais nas plenárias do CFMV, para que haja a troca de informação simultânea e a padrozinação do sistema CFMV/CRMVs em todos os setores das autarquias", destacou Lisandra Dornelles, presidente do CRMV-RS, que participou do encontro.

Na ocasião, as Comissões de Avaliação e Julgamento dos Prêmios Professor Paulo Dacorso e Octávio Domingues reuniram-se para analisar as candidaturas propostas pelos regionais e produzir relatório que foi submetido à votação da plenária do CFMV. O anúncio dos vencedores das duas premiações será feito em breve.

Para a edição 2020 do Prêmio Professor Paulo Dacorso, o CFMV recebeu 11 candidaturas dos seguintes regionais: Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. A honraria é atribuída a médicos-veterinários civis brasileiros que tenham realizado relevantes serviços à ciência veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país.

A plenária analisou também os currículos de oito candidatos ao Prêmio Professor Octávio Domingues 2020, enviados pelos regionais Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A condecoração é outorgada anualmente a zootecnistas brasileiros com expressiva atuação no desenvolvimento agropecuário do país.

Administrativo e financeiro

A plenária aprovou, por unanimidade, a alteração da razão social do Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária, que finaliza o processo de dissociação da especialidade de Anestesiologia. Os dois colégios passam a existir, oficialmente, de forma separada e não mais em conjunto.
A Comissão de Tomada de Contas (CTC) apresentou o relatório de atividades, demonstrando a análise dos 183 processos julgados desde a instauração da atual composição. O boletim financeiro atualizado do CFMV também foi apreciado.

Em seguida, a plenária aprovou, por unanimidade, a segunda reformulação orçamentária do exercício de 2021 dos CRMVs do Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe, bem como a primeira reformulação do Tocantins.

Reforma da sede do CRMV-TO

Durante o encontro, no dia 24 de setembro, foi reinaugurada a sede do CRMV, após reforma realizada com recursos do Federal repassados pelo Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes).