Conservação das espécies é principal desafio dos zootecnistas que atuam em zoológicos
05/09/2021

Os principais desafios enfrentados pelos zootecnistas que trabalham em zoológicos foram destaque da palestra Atuação do Zootecnista em Zoológicos e na Gestão do CRMV-PR, apresentada na manhã de hoje pelo zootecnista do zoo de Curitiba (PR), Carlos Grubhofer.

A conservação das espécies e a manutenção dos animais foram apontados por ele como dois dos grandes desafios dos profissionais que trabalham com animais selvagens mantidos em cativeiro. “Conservação deve ser entendida não simplesmente como manter uma espécie fora do perigo de extinção, mas sobretudo manter a espécie como um todo, seus hábitos, comportamentos e características sociais preservadas, para que possa pretender a reintrodução à vida livre”, afirma Grubhofer.

Outro grande desafio é lidar com a diversidade de espécies que habitam os zoos. No de Curitiba são em torno de 150: os animais vêm de diferentes regiões de origem, fato que implica trabalhar com diversos alimentos e ambientes, dentro da gestão zootécnica de manejo, nutrição e reprodução. “É um trabalho bem mais complexo do que o que envolva apenas uma espécie. Temos que conhecer e manejar diversos hábitos alimentares para desenvolver dietas adequadas a esses hábitos e fornecimento do alimento de forma correta”.

Ele citou o trabalho realizado com psitacídeos, como araras e papagaios, desde o acasalamento, multiplicação, treinamento e soltura na natureza. “Eram animais considerados extintos e hoje já estão sendo retirados para outras áreas, pois encontram-se em grande número”, conta.

Num segundo momento de sua palestra, Grubhofer que é integrante da Câmara Técnica de Zootecnia do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) falou sobre a gestão do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).

Programação CRMV-RS na Expointer

Durante a 44ª Expointer, o CRMV-RS está realizando uma série de seminários e eventos com temas relevantes para médicos veterinários, zootecnistas e público interessado. Os eventos podem ser acompanhados pelo canal do CRMV-RS no YouTube: https://www.youtube.com/c/CRMVRS1.

Foto: Divulgação CRMV-RS