portugues espanhol ingles
Pesquisa estima lucro que produtor terá por característica melhorada geneticamente
04/09/2021

Uma pesquisa sobre seleção genômica da raça bovina Brangus e o seu reflexo sobre o lucro dos produtores foi um dos destaques do primeiro dia do ciclo de palestras que o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) realiza, durante a 44ª Expointer.


O estudo faz simulações estocásticas, um modelo bioeconômico que relaciona receitas e despesas do sistema de produção com as características biológicas dos animais. “A pesquisa permite estimar qual o valor econômico de cada característica e identificar qual o lucro que o produtor terá ao realizar o melhoramento genético”, explica o zootecnista da Embrapa Pecuária Sul e responsável pela pesquisa, Marcos Yokoo. Segundo ele, valor econômico é o lucro que o produtor terá para cada unidade de melhoramento genético de uma determinada característica, por matriz acasalada.

 

A pesquisa intitulada Seleção genômica em Brangus voltada a bem-estar animal e economia estudou características como temperamento, qualidade de carcaça e adaptação. “Se o animal for mais dócil o produtor economiza em custo de mão de obra, pois reduz o tempo de trabalho pela metade. Além disso, diminui o risco de acidentes dos animais e humanos e preserva a estrutura de mangueir as, economizando em custos de manutenção”, diz Yokoo. A pesquisa revelou que, dependendo da característica, descendentes de touros geneticamente melhorados podem ter incremento de US$ 3,00 se comparado a animais que não selecionados.  

 

Programação CRMV-RS na Expointer
 

Durante a 44ª Expointer, o CRMV-RS está realizando uma série de seminários e eventos com temas relevantes para médicos veterinários, zootecnistas e público interessado. Os eventos podem ser acompanhados pelo canal do CRMV-RS no YouTube: https://www.youtube.com/c/CRMVRS1.