portugues espanhol ingles
Campanha do CRMV-RS e Trensurb alerta para comércio ilegal de animais silvestres
03/09/2021

Todos os anos, milhões de animais são retirados na natureza para serem comercializados ilegalmente, no país e no exterior. Os ecossistemas sofrem com o desequilíbrio causado pelas ações humanas, e o tráfico é uma das mais cruéis: maus tratos, filhotes órfãos, animais sendo mutilados, perdendo sua liberdade e colocando a saúde de todo o ambiente em risco.


Para chamar a atenção do público para este crime, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), através de sua Comissão de Animais Silvestres, em parceria com a Trensurb, está promovendo uma campanha de conscientização contra o comércio ilegal de animais selvagens. Durante o período da 44ª Expointer, de 4 a 12 de setembro, cartazes alertando para a ilegalidade dessa prática e com contatos para a realização de denúncias estarão a mostra nas estrações da Trensurb. Além disso, será veiculado um vídeo da campanha nos monitores das estações e dos trens. A campanha também pode ser acompanhada nas redes sociais do CRMV-RS e Trensurb.

 

O tráfico e a criação ilegal de animais silvestres são crimes ambientais, de acordo com a Lei 9.605/98, que prevê infrações, penalidades e sanções a todos aqueles que causem dano ou prejuízo aos elementos que compõem o meio ambiente brasileiro. Os responsáveis pela criação e aprisionamento ilegal de animais silvestres podem sofrer multas e até um ano e seis meses de prisão.

 

Denúncias

 

Quem tiver informações sobre prática de crime de comércio ilegal e maus tratos de animais silvestres pode denúncias nos seguintes contatos:

Secretaria Estadual do Meio Ambiente: 0800.0312146 ou https://sema.rs.gov/denuncias
FEPAM: denuncia@fepam.rs.gov.br
Polícia Civil: (51) 984440606
Brigada Militar: 190