CRMV-RS e CREA-RS são favoráveis ao arquivamento do PL 1428/21 e sugerem novo projeto de lei
14/05/2021

O Projeto de Lei nº 1428/2021, do senador Zequinha Marinho (PSC-PA), representa um risco para a garantia do exercício profissional de médicos veterinários e engenheiros agrônomos e, por isso, deve ser arquivado. Esse é o entendimento do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) já enviou ofício ao senador solicitando a retirada do projeto. “O CRMV-RS e o CREA-RS alertam que, na forma em que se encontra, o PL 1428/2021 não pode ser aprovado, e se colocam à disposição para, juntos, debater e construir um novo projeto de lei que seja justo para as três profissões”, destaca a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, ao se referir ao conteúdo do PL do senador Zequinha Marinho, que altera a proposta de redação da lei que rege a profissão de zootecnista no Brasil.

Para o CRMV-RS e o CREA-RS, a participação de engenheiros agrônomos, médicos veterinários  e zootecnistas, na produção animal, deve respeitar, sim, as competências e habilidades de cada profissão, respaldadas pela legislação de seu respectivo exercício profissional. Em justificativa, os Conselhos justificam que a produção animal é área abrangente em vários conhecimentos amplamente abordados nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Sendo assim, o engenheiro agrônomo e o médico veterinário sempre desempenharam a Zootecnia com maestria, pois além dos conteúdos específicos da área animal, tem um rol imenso de conteúdos auxiliares, mas não menos importantes para a produção animal.

Clique na imagem para ler o manifesto na íntegra.

Com informações do CREA-RS