CRMV-RS lança campanha em homenagem ao mês dos zootecnistas
13/05/2021

Maio é o mês dos zootecnistas, por isso, o CRMV-RS elaborou uma campanha especial para homenagear os profissionais que atuam em todos os elos da cadeia de produção animal, com foco no bem-estar e na sustentabilidade. Aos que se dedicam à alimentação de pets, à pesquisa nas áreas de genética e melhoramento e à administração das propriedades.

Com uma área de atuação bem diversificada, os zootecnistas desempenham papel determinante para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio, pois seu trabalho está presente desde o melhoramento genético dos plantéis, com vistas ao aumento da produtividade, passando pela alimentação, manejo a campo, até na participação de animais em grandes campeonatos em feiras agropecuárias. É do trabalho com melhoramento que vem o incremento no desempenho das propriedades, seja em animais de produção, equinos e até mesmo em peixes. Com foco no aumento da resistência dos rebanhos, encurtamento do ciclo de produção e a agregação de valor ao produto final, a genética vem se destacando como alternativa para maior obtenção de lucro do produtor.

Outro elo importante da cadeia produtiva, o da nutrição, também conta com o trabalho dos zootecnistas. São eles os responsáveis pela formulação, preparação e balanceamento das rações, forragem, silagem e feno para os animais de produção. Seu trabalho de fiscalização da qualidade, composição e quantidade de ingredientes utilizados na alimentação animal garante segurança alimentar, sempre com foco no respeito à sustentabilidade da produção. Desde que cães e gatos se tornaram membros da família, a preocupação com a alimentação deles só aumenta e é o zootecnista o responsável pela formulação de rações secas e úmidas, garantindo que eles recebam dieta equilibrada, com todos os nutrientes necessários para as diferentes fases da vida. Assim como com a elaboração de cardápios e receitas naturais e orientação aos tutores sobre como fazer comida caseira para cães e gatos com necessidades alimentares especiais.

Outro braço de atuação dos zootecnistas diz respeito aos cuidados e à atenção em relação ao bem-estar animal como no manejo da tosquia dos ovinos para evitar que sofram com calor, no controle da ordenha das vacas leiteiras no tempo certo para que não sintam dor e desconforto, ou no balanceamento da ração para evitar que os animais desenvolvam problemas gástricos graves como úlceras. Além disso, é o zootecnista o responsável por projetar instalações específicas para diferentes espécies, como no caso dos recintos para animais silvestres que devem ter área, piso, poleiros, temperatura e umidade adequados. Cuidados tomados pelo zootecnista evitam que os animais enfrentem situações de estresse e desenvolvam doenças graves em patas, cascos e ventre.

É a partir do trabalho do zootecnista que se formam os animais grandes campeões em feiras agropecuárias, seja com o trabalho de melhoramento genético ou assessoramento do produtor no manejo de animais de elite. O profissional também atua como juiz em provas de animais em exposições e como técnico de admissão de animais em pista. Além do trabalho com manejo, o zootecnista também presta assessoria administrativa para empresas voltadas à produção animal, através da elaboração e do acompanhamento da execução de projetos agropecuários, e de gestão ambiental relacionados ao processo produtivo, visando minimizar seus impactos, além do desenvolvimento de atividades de assistência técnica e extensão rural. Na área de ensino e pesquisa, se destacam no trabalho com planejamento, execução e supervisão de estudos, visando gerar novas tecnologias e avanços biotecnológicos tendo como meta promover melhorias na produtividade e na qualidade do animal, além de atuação no ensino técnico e superior.

As artes da campanha do Dia do Zootecnista do CRMV-RS estão no site do Conselho, disponíveis no link: https://bit.ly/3eI8t8E.