Os maus-tratos podem acontecer onde a gente menos espera, adverte o CRMV-RS
19/04/2021

Atos de crueldade contra animais e abandono são crimes previstos em lei e provocam revolta e indignação em muita gente. No entanto, muitas vezes quem condena atitudes que provocam dor e sofrimento aos bichos não faz ideia de que também pode estar cometendo ações que terão as mesmas consequências. Por isso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) resolveu fazer este alerta em sua campanha Abril Laranja: Uma conversa sobre maus-tratos. Hoje, as dicas são voltadas a tutores de gatos.

Na semana passada, a campanha abriu com orientações para quem tem cachorros. Nos próximos dias, será a vez dos animais silvestres e de produção - aqueles que podem nos dar alimentos e produtos - carne, leite, ovo, mel, lã e couro, por exemplo.

As peças ficam disponíveis para download gratuito no site do CRMV-RS, no link https://www.crmvrs.gov.br/campanhas.php, com versões para imprimir e usar nas redes sociais. Neste link também é possível acessar todas as campanhas institucionais realizadas pelo Conselho.

A segunda etapa da campanha Abril Laranja: Uma conversa sobre maus-tratos abre com um assunto polêmico quando o tema são os gatos. Para que colocar telas protetoras em janelas e sacadas? Mais ainda: para que telar janelas em casas, onde não há perigo de queda em altura? A resposta é: o perigo existe, e pode ser fatal. Quando se fala em ter telas protetoras em janelas e sacadas de apartamentos, muitos tutores argumentam que o gato “não vai ser bobo de se jogar”. Claro que não!

Mas ele pode simplesmente escorregar do parapeito ou da janela, o que é bem mais comum do que se imagina. Outro caso corriqueiro é que, por puro instinto, pulem para tentar caçar algum inseto ou pássaro que passem pela janela. Em ambos os casos, estão sujeitos a fraturas graves ou até mesmo à morte.

E quem mora em casa, para que tudo isso se não há o perigo de altura? O fato de não dispor de muros altos ou barreiras que impeçam que os gatos saiam do pátio facilita que uma série de acidentes fatais aconteça. O acesso a rua permite que briguem com outros gatos, sejam atacados por cães, atropelados ou até mesmo envenenados.

Confira as demais dicas e compartilhe a campanha!