Assembleia Legislativa atende pedido do CRMV-RS e reforça pedido de inclusão dos médicos veterinários como profissionais da saúde
25/03/2021

Após receber o ofício do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/RS) para inclusão dos médicos veterinários como profissionais da saúde, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul através do presidente, deputado Gabriel Souza (MDB), encaminhou, nesta quinta-feira (25), ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Quiroga, reiterando o pedido.

O parlamentar endossa que o pedido se dá pela necessidade da vacinação dos médicos veterinários contra a Covid-19 considerando a importância da categoria para a saúde pública.

Gabriel Souza reforça o argumento da presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, de que os médicos veterinários são os únicos profissionais habilitados a atuar nos três pilares da saúde única: saúde humana, animal e ambiental. “Além dos profissionais que atendem pequenos e grandes animais, a categoria é responsável por garantir que os produtos de origem animal cheguem à mesa das pessoas com qualidade e segurança”, explicou o parlamentar.

Em documento encaminhado para a Assembleia Legislativa, o CMMV-RS justifica que a Resolução 218 do Conselho Nacional de Saúde, de março de 1997, considera médicos veterinários profissionais da saúde e, por esse motivo, com direito a receber a vacina contra o coronavírus dentro de um escalonamento de prioridade definido pelo Plano Nacional de Vacinação e critérios definidos pelos governos estaduais e municipais, que destinam essas doses no momento em que os outros grupos considerados de maior prioridade já receberam a imunização.

O documento do Conselho também explica que os médicos veterinários atuam em pesquisa de vacinas e medicamentos, vigilância epidemiológica (para evitar a transmissão de doenças), vigilância sanitária (executando ações que visam proteger a saúde humana e animal), em postos de saúde orientando a população e até mesmo outros profissionais da saúde em relação às zoonoses (doenças transmitidas pelos animais ao homem) e muitas outras frentes de trabalho de real importância à saúde e proteção do meio ambiente.

*Com informações da Assembleia Legislativa.