portugues espanhol ingles
CRMV-RS apoia Nota de Repúdio do Afrovet em caso de racismo
22/03/2021

O CRMV-RS reforça seu compromisso e respeito com todos os gêneros, etnias, orientações sexuais e se solidariza com a médica veterinária Talita Santos que sofreu diversos ataques racistas enquanto realizava uma palestra online.


Não há mais espaço para situações como essa. O racismo é crime e deve ser combatido todos os dias por todos nós. Diante dos fatos, o CRMV-RS apoia a Nota de Repúdio do Afrovet, rede de estudantes e médicos (as) veterinários (as) negros.


Confira a nota na íntegra:


Enquanto ministrava uma palestra online com o tema: "Principais doenças relacionadas ao manejo", no GEAS (Grupo de Estudos de Animais Selvagens) da Unesp de Botucatu, a Médica Veterinária especializada em Pets não convencionais, Talita Santos, sofreu diversos ataques racistas, onde pessoas desconhecidas abriram o áudio da live colocando som de macacos, falas e imagens do atual presidente do país, além de escreverem muitos comentários racistas.


Viemos através dessa nota, primeiramente manifestar toda nossa solidariedade e apoio a médica veterinária Talita Santos e repudiar de forma veemente os atos racistas praticados, lembrando que racismo é um crime gravissimo e deve ser punido como tal.


Esse não foi o primeiro e infelizmente não será o último caso de racismo sofrido por um médico veterinário negro, lembrando que em dezembro do ano passado, também publicamos uma nota de repúdio devido a um caso de injúria racial que um veterinário sofreu na clínica em que trabalha no Rio de Janeiro, por isso é importante ser antirracista e combater o racismo sempre.


Esses dois casos são um exemplo do racismo que ocorre dentro da nossa profissão, assim como em toda a sociedade, dessa forma é fundamental entrar com as ações jurídicas cabíveis para que esses criminosos sejam encontrados e punidos pela justiça.


A divulgação de casos como esse é fundamental para coibir tais atos e incentivar mais pessoas que passaram pela mesma situação a denunciarem tal crime para que não haja impunidade. E para terminar, deixo aqui uma frase que a própria Talita escreveu em biografia no instagram do Afrovet está na íntegra nesse post.


"O racismo ocorre dentro dos consultórios, dentro das universidades e não vai acabar, mas não será mais tolerado. A união do povo preto nos torna mais fortes para qualquer tipo de opressão.
Estamos aqui, existimos e resistimos."


Seja antirracista, reposte e compartilhe essa nota para mostrar sua solidariedade e apoio a nossa colega de profissão e seu repúdio e indignação a esse ato racista.