Não é pela vacina, é pelo respeito à Medicina Veterinária
15/03/2021

Nas últimas semanas nós, médicos veterinários, fomos atacados insistentemente pela mídia e por pessoas que simplesmente desconhecem a importância dessa profissão na saúde humana.

Da mesma forma, a exemplo do que aconteceu hoje em Pelotas, alguns municípios se negam a vacinar médicos veterinários alegando que não fazemos parte das profissões da saúde, mesmo tendo recebido ofício orientativo do CRMV-RS e do CFMV. Diante dos fatos relatados, o Conselho já está tomando as providências cabíveis em contato com as autoridades de saúde do município.

Infelizmente quando se fala em médicos veterinários, a maior parte das pessoas remete àquele sonho infantil do doutor de bichinhos. Porém, a Medicina Veterinaria não é só isso, aliás, ela é muito mais do que a maioria da sociedade tem conhecimento.

Tudo aquilo que você come de origem animal, tem uma cadeia de médicos veterinários por trás, desde a escolha das matrizes, imunização, boas práticas em criação, saúde dos plantéis, inspeção dos produtos para atestar a qualidade e segurança, inspeção dos estabelecimentos para saber se esses produtos estão acondicionados corretamente e chegarão à sua mesa com qualidade e segurança para alimentar sua família.

Além disso, somos os únicos profissionais habilitados a atuar nos três pilares da saúde única, a saúde humana, a ambiental e a animal. Por isso, você verá médicos veterinários atuando em pesquisa de vacinas e medicamentos, vigilância epidemiológica (para evitar a transmissão de doenças), vigilância sanitária (executando ações que visam proteger a saúde humana e animal), em postos de saúde orientando a população e até mesmo outros profissionais da saúde em relação às zoonoses (doenças transmitidas pelos animais ao homem) e muitas outras frentes de trabalho de real importância à saúde e proteção do meio ambiente.

Juramos aplicar nossos conhecimentos científicos e técnicos em benefício da prevenção e cura de doenças animais, tendo como objetivo o homem. Fomos recrutados e treinados para atuarmos na linha de frente de atendimento a pacientes com COVID, caso fosse necessário, chamado este que atendemos e aceitamos com toda a responsabilidade que nos cabe.

A Resolução 218 do Conselho Nacional de Saúde, de março de 1997 considera médicos veterinários profissionais da saúde e, por esse motivo, com direito a receber a vacina contra o coronavírus dentro de um escalonamento de prioridade definido pelo Plano Nacional de Vacinação e critérios definidos pelos governos estaduais e municipais, que destinam essas doses no momento em que os outros grupos considerados de maior prioridade já receberam a imunização.

Por fim, não por acaso, lembramos que o CEO responsável pelo desenvolvimento de uma das vacinas contra o COVID, com índice de eficácia mais elevado, é o Médico Veterinário Albert Bourla. Por isso, gostaríamos de repetir, não é pela vacina que estamos lutando, pois esse direito a LEI nos garante, é pelo respeito que toda a sociedade deveria ter e sentir pelo trabalho dos médicos veterinários, porque sim, nós somos responsáveis pela SUA saúde também.