Conselhos debatem vacinação para profissionais da saúde em Porto Alegre
04/03/2021

A Câmara de Saúde do Fórum dos Conselhos do Rio Grande do Sul esteve reunida na tarde desta quarta-feira (3), com o Diretor do CGVS - Coordenação Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, para discutir o plano de vacinação contra COVID-19 para profissionais da área de saúde, correspondendo às etapas 12 e 13 da Resolução CIB nº 25/2021-RS.

Além do representante do município e de Conselhos Profissionais, participaram Diego Espíndola, Secretário Executivo do COSEMS e Marcelo Jostmeier Vallandro, do Centro de Operações de Emergências da Saúde - COE/RS.

A Câmara de Saúde, da qual faz parte o CRMV-RS, luta pela vacinação a todos/as os/as profissionais de maneira integral e imediata, mas, devido à escassez de imunizantes (realidade compartilhada em todo o Brasil), foi discutida a necessidade de construção de critérios de escalonamento, no intuito de viabilizar a vacinação de forma justa, contemplando da melhor forma possível os/as profissionais da saúde que estão no exercício de suas atividades. Após encaminhamento das propostas discutidas, o documento será objeto de análise pela SMS e COSEMS para possível expedição de uma Resolução CIB, com diretrizes específicas para esta etapa de vacinação.

Fernando Ritter alerta que a campanha de vacinação para estes profissionais somente será retomada após adequação dos critérios e deliberação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), incluindo também os demais Municípios do RS. Informa também da recente exigência da identificação de todos que receberam doses da vacina, por parte do Ministerio Público, para acompanhamento e responsabilização quanto ao cumprimento do Plano de Imunizações.