portugues espanhol ingles
Saiba como deverão funcionar os estabelecimentos veterinários com a bandeira preta
26/02/2021

A partir deste sábado, 27, todas as regiões do Rio Grande do Sul deverão seguir os protocolos de bandeira preta até, ao menos, 7 de março. A medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite em razão do crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares. 
 

Assim, todos estabelecimentos veterinários deverão cumprir as regras de acordo com o decreto publicado pelo Governo do RS. Entre as medidas gerais estão: o uso de máscara; distanciamento; teto de ocupação; utilização de EPIs; proteção do grupo de risco; afastamento de casos; cuidados no atendimento ao público. Em caso de violação das regras estipuladas pelo Governo do RS, o estabelecimento estará sujeito à interdição e multa. 


Clínicas Veterinárias: Poderão operar conforme as restrições gerais, com limite de 50% da equipe e aferimento diário da temperatura de seus trabalhadores com termômetro digital infravermelho. O ideal é que sejam priorizados atendimentos de urgência e emergência. 

 

Serviços de Banho e Tosa: Deverão estar fechados durante o período de vigência da bandeira preta. Isso inclui também os banhos terapêuticos. 

 

Pet Shops: Poderão operar para a venda de medicamentos e rações, seguindo as restrições gerais, enquanto durar o período de bandeira preta. 

 

Horário de Funcionamento: Com exceção das clínicas e hospitais que trabalham em regime de plantão 24h, os demais estabelecimentos não podem funcionar das 20h às 5h de acordo com o estabelecido no decreto.