portugues espanhol ingles
Nota de Esclarecimento: animais de estimação não transmitem coronavírus aos humanos
20/10/2020

A notícia de que uma gata testou positivo para o coronavírus SARS-CoV-2 em Cuiabá (MT) reacendeu o debate sobre relação da covid-19 e os animais domésticos nesta semana. Porém, tanto a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), quanto a Organização Mundial de Saúde (OMS), emitiram pareceres nos quais afirmam que não existem evidências e estudos significativos para comprovar que os animais possam transmitir a doença aos humanos.


Desde o surgimento da pandemia, observa-se que os poucos animais com a infecção podem ter sido acometidos por meio do contato direto com tutores contaminados. Assim, entende-se que, neste momento, não há necessidade de alteração nos cuidados em relação à saúde dos animais domésticos, como cães e gatos. A orientação é que os tutores mantenham a alimentação balanceada, água fresca abundante, os calendários de vacinação e a higiene (banho e tosa). 


Reiteramos que ainda não há evidências científicas de que os pets sejam uma fonte de infecção para humanos ou que o vírus possa se replicar entre animais. No entanto, é importante salientar que é imprescindível lavar as mãos antes e depois de interagir com os animais de estimação e seus pertences, assim como manter o distanciamento do seu pet, se você estiver doente.

 

O CRMV-RS reforça que o abandono de animais é crime, previsto no artigo 32º da lei 9.605/98, e que a rotina de cuidados com os pets deve ser mantidas pelos seus tutores.