CRMV-RS
CRMV-RS
Informativo Online - Porto Alegre - RS - Edição 800 - de 04/10/2017 a 10/10/2017




Edição 800 do Informativo Online
Hoje o Informativo Online do CRMV-RS chega à edição de número 800. São dez mil assinantes que recebem toda terça-feira, via e-mail, as últimas notícias do Conselho. Se alguém na sua família ainda não recebe, basta entrar no site e cadastrar o e-mail no canto inferior esquerdo da página.



CRMV-RS reinaugura sede de Pelotas
O CRMV-RS reinaugurou na manhã desta terça-feira (10), a sede da Secretaria Regional de Pelotas, na metade Sul do estado. O local foi totalmente reformado, recebeu novos equipamentos, melhorias e adequações para qualificar o atendimento de profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia e empresários ligados ao segmento. Conforme o presidente do Conselho, Rodrigo Lorenzoni, “Pelotas é uma região muito importante pra Medicina Veterinária, um polo da profissão, e abriga uma das mais tradicionais escolas de veterinária do Estado”, afirma. Atualmente são cinco sedes regionais em importantes localidades para as profissões. Em 2011, quando esta diretoria assumiu a gestão, eram três. A reforma de Pelotas faz parte de uma série de investimentos do Conselho melhorando a atuação da autarquia no interior do estado. Além dela, outras sedes foram reformadas e ainda houve aquisição de sedes próprias, representando o cumprimento de uma meta desta diretoria. Estiveram presentes na ocasião, o tesoureiro do Conselho, André Ellwanger e os conselheiros Marcelo Páscoa, Vera Lúcia Machado e Angélica Pinho. A secretaria em Pelotas fica na Rua Andrade Neves, 2077/402, no centro da cidade.



Presidente realiza entrega de carteiras a novos profissionais
Ainda em Pelotas, o presidente da autarquia Rodrigo Lorenzoni, e o tesoureiro André Ellwanger, aproveitaram para realizar a solenidade de entrega das carteiras profissionais dos novos médicos veterinários da região. O presidente ressaltou que essa é uma oportunidade única e que é sempre prazeroso poder realizar estas entregas pessoalmente.



Auditório lotado para seminário em Bagé
O Salão Nobre da prefeitura de Bagé lotou para o Seminário de Responsabilidade Técnica em Vigilância em Saúde – Módulo Avançado, na última quinta-feira (5). A abertura foi realizada pelo presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, e contou com palestras de outros membros do Conselho. O evento também tratou sobre a atuação do médico veterinário em canis e o papel do profissional na vigilância sanitária. Conforme o presidente, dados do Ministério da Saúde (2010) informam que “as zoonoses representam 75% das doenças infecciosas emergentes no mundo”. Neste contexto, segundo ele, médicos veterinários ganham cada vez mais espaço na saúde pública, garantindo a conquista de novos espaços.



Profissionais de Medicina Veterinária recebem carteiras em Bagé
Acompanhado da presidente da Sociedade Bageense de Médicos Veterinários, Thais Brasil, o presidente da autarquia, Rodrigo Lorenzoni, entregou pessoalmente na última quinta-feira (5), em Bagé, mais quatro carteiras profissionais. Lorenzoni reiterou a honra que significa esta solenidade. “Entregar pessoalmente essas carteiras é um grande prazer. Além do Conselho se fazer presente nesse momento da vida dos novos profissionais, nós falamos diretamente a eles, sem intermediadores”, ponderou.



Presidente divulga as ações do CRMV-RS na imprensa
Aproveitando a passagem por Bagé, Rodrigo Lorenzoni atendeu a imprensa local. O presidente da autarquia falou sobre as ações do CRMV-RS em busca da qualificação dos profissionais através de seminários. Rodrigo também destacou a importância da atualização para o mercado de trabalho e reiterou a obrigatoriedade nas indústrias ou empresas que vendam produtos de origem animal contarem com um médico veterinário. O presidente esteve na Rádio Difusora, no Jornal Folha do Sul e no Jornal Minuano.



Conselho firma parceria com prefeitura de Caçapava do Sul
Na última sexta-feira (6), o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, assinou Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Caçapava do Sul. Com a finalidade de mútua cooperação técnico-científica, o Conselho dará suporte na elaboração de políticas públicas em favor dos animais que vivem em situação de risco e/ou vulnerabilidade. Lorenzoni encontrou o prefeito do município, Giovani Amestoy, na Casa da Prefeitura, na 82ª edição da Expofeira de Caçapava do Sul.



Questionário sobre Serviço de Inspeção Municipal segue no ar
O CRMV-RS reitera a importância do preenchimento do questionário sobre Serviço de Inspeção Municipal (Sim) que está disponível no site do Conselho. O objetivo das perguntas, direcionadas aos médicos veterinários que atuam nos órgãos de inspeção municipal é conhecer a realidade do serviço, para direcionar políticas e capacitações. Para responder o questionário, que foi uma demanda da Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica do MP/RS, basta clicar no botão na barra lateral do site do Conselho (crmvrs.gov.br).



Segurança dos alimentos em pauta no CFMV
A presidente da Comissão de Alimentos, Liris Kindlein, e o coordenador técnico-institucional do CRMV-RS, José Pedro Martins, estiveram presentes no 1º Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Alimentos do Sistema CFMV/CRMVs. O evento, realizado entre os dias 3 e 5 deste mês na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em Brasília (DF), teve como objetivo a troca de conhecimento entre os regionais para aprimorar o exercício da profissão nas diversas áreas relacionadas à segurança de alimentos. Liris apresentou o trabalho realizado pelo CRMV-RS nos últimos anos, que vão desde articulações com o Ministério Público até iniciativas de capacitação dos profissionais. "Essa aproximação entre o Conselho Federal e os Regionais é muito válida como um primeiro passo, é um embrião que está nascendo”, finalizou. Além dos debates promovidos pela Comissão Nacional de Alimentos do CFMV, os representantes dos CRMV's tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências vividas em seus estados e atuar na construção de um plano de ação para guiar o trabalho do Sistema CFMV/CRMVs. Os assuntos apresentados foram Responsabilidade Técnica, sistema de segurança de alimentos de origem animal e a divulgação da atividade profissional.
Fonte: CFMV



Fórum RS realiza Seminário de Fiscalização Profissional
O CRMV-RS, representado pelo coordenador técnico-institucional, José Pedro Martins, participou do VII Seminário de Fiscalização Profissional promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum/RS). O encontro aconteceu na última sexta-feira (6), no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público Estadual. Com o tema “A Tecnologia Virtual e a Ética Profissional”, o objetivo do evento era trazer as experiências dos Conselhos Regionais de diversas profissões sobre a influência da comunicação digital na atuação dos profissionais. Junto dos Conselhos de Nutrição e Fonoaudiologia, Martins falou sobre os desafios aos códigos de ética frente à comunicação virtual. A relação profissional/cliente/paciente nas redes sociais foi um dos tópicos levantados pelo coordenador.



Santa Maria recebe evento da Zootecnia
Representantes da Comissão de Zootecnia e Ensino em Zootecnia do CRMV-RS vão palestrar no dia 26 deste mês (quinta-feira) no Seminário de RT em Zootecnia. O evento acontecerá das 10h às 17h30 no Auditório Flavio Miguel Schneider, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Santa Maria. Está previsto na programação palestras sobre o mercado de trabalho do zootecnista, a ética na profissão e também a responsabilidade técnica na zootecnia. A presidente da comissão, Angélica Pinho, realizará a abertura do evento. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 (quarta-feira) pelo site do CRMV-RS. O credenciamento dos participantes será realizado mediante a doação de 1kg de ração.



CIPA organiza campanha de arrecadações para o Instituto Mama
Em alusão ao Outubro Rosa, a Comissão Interna de Prevenção e Acidentes (CIPA) da autarquia está realizando ações durante todo o mês. Desde a semana passada, está disponível na recepção do CRMV-RS, uma caixa coletora para a arrecadação de lenços, chapéus, perucas e até doações de cabelo com, no mínimo, 20 cm. Todo o material arrecadado será doado para o Instituto Mama do Rio Grande do Sul (Imama). Quem tiver interesse em doar, pode comparecer na sede do Conselho, em Porto Alegre. “Doe lenços e forme laços de carinho.”



Seminário dos Cursos de Zootecnia trouxe debate sobre as metodologias de ensino
Na última sexta-feira (6), o CRMV-RS realizou o IV Seminário dos Cursos de Zootecnia da Região Sul. O evento aconteceu no Salão de Atos da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na ocasião, ocorreram debates sobre a importância das metodologias ativas no ensino, a utilização dos meios digitais como facilitadores do aprendizado, entre outros. O evento também foi transmitido ao vivo pela internet.



Conselho promove seminários de RT em Santa Maria
O CRMV-realiza na próxima terça-feira (17) o Seminário de RT em Vigilância em Saúde – Módulo Avançado e o Seminário de RT em Mercado Pet – Módulo Avançado. Os eventos serão realizados no Auditório do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria (RS). O presidente da autarquia, Rodrigo Lorenzoni, será o responsável pela abertura dos eventos. Além dele, outros representantes do CRMV-RS, como o coordenador de fiscalização e orientação profissional, Mateus Lange, estarão presentes no encontro. As inscrições podem ser feitas até o dia anterior aos seminários através do site do Conselho.



Oportunidades de Trabalho
>> Clique aqui para conferir.


Eventos

XVIII Semana Acadêmica da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 16 a 20 de outubro, na Faculdade de Veterinária (FAVET), em Porto Alegre (RS). Inscrições antecipadas até dia 10 de outubro pelo site www.dafv.com.br e também no local no dia do evento. Informações no telefone (51) 3308-6112.

XVIII Congresso Abraves, de 17 a 19 de outubro, no Centro de Convenção de Goiânia (GO). Informações em eventos.go6@wineventos.com.br.

Pós Graduação Lato Sensu em Produção de Bovinos de Leite, de novembro de 2017 a abril de 2019, na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), em Cruz Alta (RS). Informações em www.unicruz.edu.br/pos e no telefone (55) 3321-1656.

Pós Graduação Lato Sensu em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, de novembro de 2017 a abril de 2019, na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), em Cruz Alta (RS). Informações em www.unicruz.edu.br/pos e no telefone (55) 3321-1656.

1ª Porto Alegre PetShow, de 17 a 19 de novembro, no complexo do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Apoio: CRMV-RS. Informações em portoalegrepetshow.com.br.

>> Clique aqui e acompanhe a agenda completa de cursos e eventos.


Caso você deseje remover seu cadastro da nossa lista, cancele o recebimento.


O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site do CRMV-RS clique aqui para ver. Leia também a revista Veterinária & Zootecnia, Edição n° 91. (Clique aqui)

Edição: Thais D’Avila (jornalista MTB-RS 8614)
Colaboração: Deysi Cioccari (jornalista) e Nathália Bastos (estagiária de Jornalismo)
Formatação web: Carlos André Santiago e Marcos Moreira Coelho
Contatos: assimprensa@crmvrs.gov.br / www.twitter.com/crmvrs / www.facebook.com/crmvrs
Fotos: Divulgação


Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - Fax: (51) 21040573 - Email: crmvrs@crmvrs.gov.br