Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS

(51)2104.0566

 

INFORMATIVO ONLINE Nº 458

SEMANA 16/04/2011 a 20/04/2011

 

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Passo Fundo recebe módulo básico de seminário no dia 4 de maio

O CRMV-RS realiza em maio mais um Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico em 2011. Desta vez, será em Passo Fundo, no dia 4, com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF). As atividades serão realizadas no auditório do curso de Medicina Veterinária (Hospital Veterinário), com credenciamento a partir das 8h e abertura oficial às 8h45. O encerramento está previsto para as 15h15 (clique aqui para ver a programação). As inscrições devem ser feitas pelo site do CRMV-RS (clique aqui para fazer a sua) até a próxima quarta-feira (27). Serão palestrantes o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, o conselheiro Rodrigo Marques Lorenzoni, a conselheira Margarete Paes Iesbich e o chefe do setor de fiscalização, José Pedro Soares Martins.

 

COMEMORAÇÃO I

Congresso faz sessão em homenagem ao Ano Mundial da Medicina Veterinária

Na próxima quinta-feira (28), será realizada uma sessão comemorativa ao Ano Mundial da Medicina Veterinária no Congresso Nacional. A iniciativa é dos deputados federais e médicos-veterinários Onyx Lorenzoni, Wellington Fagundes, Waldir Maranhão Cardoso, Carlos Orleans Brandão Junior, Domingos Sávio Campos Resende e Eros Ferreira Biondini. A solenidade poderá ser acompanhada pelos canais de TV da Câmara e do Senado, informa a Sovergs. Este ano marca os 250 anos de criação da primeira escola de Medicina Veterinária do Mundo, em 1761, em Lyon, na França.

 

INTEGRAÇÃO

CRMV-RS e DPA buscam ampliar ações em conjunto

O trabalho realizado pelo CRMV-RS na recepção dos animais na Expointer foi avaliado na terça-feira (19) pelo presidente da autarquia, Air Fagundes, e o médico-veterinário Eraldo José Leão Marques, atual diretor do Departamento de Produção Animal (DPA), responsável pela sanidade animal no Rio Grande do Sul. Na conversa que mantiveram, objetivando fortalecer a integração que sempre existiu entre Conselho e Secretaria da Agricultura, também trataram da fiscalização das agropecuárias para melhor controlar a venda indiscriminada de medicamentos de uso veterinário, visando especialmente a reduzir possíveis presenças de resíduos em produtos de origem animal, e fiscalizar com mais intensidade rodeios e cavalgadas, importantes movimentos culturais para os gaúchos, em defesa da saúde e do bem-estar dos animais, das pessoas e do meio ambiente. Como audiência também de cortesia, Fagundes aproveitou para convidá-lo, como ex-aluno da UFSM, para a comemoração dos 50 anos de criação do curso de Medicina Veterinária da instituição, que acontecerá em setembro. 

 

COURO

Veterinário visita CRMV-RS para tratar da qualidade de couros bovinos

O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, recebeu em audiência, na terça-feira (19), o médico-veterinário Gilberto Schaffer, profissional que, até se aposentar, exerceu suas atividades na Secretaria da Agricultura, deixando grande contribuição ao aprimoramento das feiras no Rio Grande do Sul, especialmente à Expointer. Além disso, dirigiu por muitos anos o Parque Assis Brasil. Schaffer também atuou no campo político, chegando a vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismos em Dois Irmãos. Na oportunidade, discutiu-se a necessidade da retomada das discussões sobre melhoria da qualidade dos couros bovinos produzidos no Estado, atividade que o visitante vem trabalhando há 20 anos e que poderá dar grande contribuição, segundo observou o presidente do Conselho. 

 

COMEMORAÇÃO II

Turma de 1986/2 da UFRGS busca colegas para celebrar 25 anos de formatura

A turma de formandos em Medicina Veterinária da UFRGS em 1986/2 está preparando uma comemoração para marcar os 25 anos de formatura. Para isso, a médica-veterinária Maria do Carmo Both pede que os profissionais que se formaram nesta turma entrem em contato pelo e-mail mcboth@terra.com.br ou pelo Facebook (Formandos Medicina Veterinária 1986/2), assim como estudantes que ingressaram em 1982 e se formaram nos anos seguintes.

 

SAÚDE PÚBLICA

Goiânia registra raiva animal após 10 anos sem circulação do vírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia confirmou a ocorrência de um caso de raiva animal em um gato não domiciliado. O felino foi encontrado em uma rua por um morador, que inclusive foi mordido ao tentar capturá-lo e por isso foi vacinado em uma unidade de saúde. O município não registrava circulação do vírus rábico há 10 anos. Casos de raiva humana não são notificados há 11 anos. A ocorrência serve de alerta para os serviços de saúde não se descuidarem mesmo após um longo período sem registro de ocorrências.

 

PUBLICAÇÃO

Livro gratuito traz informações sobre mamíferos do Brasil

Foi lançada neste ano, a segunda edição do livro Mamíferos do Brasil. A publicação traz 14 capítulos que abordam aspectos taxonômicos, ecológicos e comportamentais de espécies pertencentes às 12 ordens de mamíferos que ocorrem no país, além de trazer uma lista atualizada das espécies que ocorrem no Brasil. O livro pode ser baixado gratuitamente clicando em http://www.sbeq.org/publi.html ou http://ifile.it/9otdvm4/Mamiferos_do_Brasil_2ed.pdf.

 

CIÊNCIA

Cientistas americanos confirmam bactéria resistente a antibióticos

Agora não é mais boato, pesquisas nos Estados Unidos revelaram a existência, como há tempos vinha sendo apontado, de uma bactéria resistente aos antibióticos. Essa bactéria tem nome e sobrenome, uma velha conhecida dos microbiologistas e médicos-veterinários, que se chama Staphylococcus aureus (estafilococo). Mais grave ainda é que esse micro-organismo ameaça a segurança alimentar, como foi mostrado na revista Clinical Infectious Diseases, por ter sido encontrada em 25% da carne (bovino, frango, suíno e peru) nos Estados Unidos. Não é preciso ser microbiologista para saber que, na maioria dos casos, a bactéria morre durante o cozimento dos alimentos. Mas, e os riscos de contaminação por manipulação de carne crua, pelos utensílios ou mesmo pela ingestão de carne mal passada, muito comum no churrasco do gaúcho? Não podemos esquecer que os antibióticos são os medicamentos mais usados no combate ao estafilicoco, não somente no ser humano, mas especialmente nos animais. Quando sem o devido controle e mal usados, certamente, vão alimentar a resistência não só do estafilococo como de outras tantas bactérias. Fica a pergunta para os médicos-veterinários: Por que não é obrigatório o receituário veterinário para venda de antibióticos de uso animal, como ocorre na medicina humana? E por que tantos magistrados nos seus atos jurídicos dispensam a exigência de responsável técnico médico-veterinário em agropecuária - ponto de venda de antibióticos e de outros princípios ativos que deixam resíduos nos produtos de origem animal? Será que não está na hora da sociedade organizada, desta vez, clamar pelo seu direito previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, exigindo segurança nos alimentos que consome, questiona o presidente do CRMV-RS Air Fagundes.

 

BEM-ESTAR ANIMAL

Porto Alegre pode ter Secretaria Especial dos Direitos Animais

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). O objetivo da nova secretaria, segundo o executivo municipal, é estabelecer e executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal. A nova pasta terá a incumbência de gerir as ações do Poder Executivo em desenvolvimento e futuras, voltadas aos animais, como o Projeto Bicho Amigo, que atua no controle reprodutivo de cães e gatos, o combate aos maus-tratos, o projeto Ressocializa, a educação ambiental e a campanha da guarda responsável.

 

NATUREZA

Nascimento de puma em zoo de Gramado intriga veterinários

O nascimento de um segundo filhote de puma 72 horas após o parto do primeiro está intrigando a equipe técnica do Gramadozoo. O fato está sendo investigado em parceria com universidades e especialistas em reprodução de felinos. O primeiro filhote nasceu na manhã do dia 9, foi rejeitado pela mãe e morreu no mesmo dia. No dia 12 nasceu o segundo filhote, de parto normal. A rejeição pode ter ocorrido porque o primeiro a nascer era prematuro, apresentando algum problema congênito. Por se tratar de um animal silvestre, que apresenta periculosidade, a avaliação gestacional implica na anestesia, gerando riscos para a prole e a fêmea, pelo ato anestésico e estresse do procedimento. Segundo a equipe técnica, a puma não apresentou qualquer indicação física ou comportamental da presença de um outro filhote. Após intenso acompanhamento da segunda prole, e aparente ausência de leite da fêmea, optou-se por separar o filhote da mãe, que está sendo criado no Hospital Veterinário do Gramadozoo, em uma unidade de tratamento animal, com temperatura e umidade controlada, sendo alimentado com leite artificial para carnívoros, a cada duas horas. Segundo o médico-veterinário Rafael Pagani, o fato inédito traz imensa felicidade e recompensa ao trabalho de toda equipe de funcionários do Gramadozoo, pela reprodução de mais uma espécie, evidenciando a sanidade, bem-estar e qualidade de vida dos animais mantidos por eles. “O fato inusitado fomenta informações para a pesquisa científica do ocorrido com um animal da fauna brasileira, gerando informações muito valiosas para animais cativos e de vida livre, evidenciado a importância dos zoológicos como um todo, na manutenção de animais que não apresentam condições de retornar para a natureza”, afirma o médico-veterinário. O puma, também conhecido popularmente como onça-parda, leão-baio ou suçuarana, é uma espécie ameaçada de extinção, distribuída geograficamente por toda a América, da Argentina até o Canadá. É o segundo maior felino brasileiro, atrás da onça-pintada; apresentando hábitos noturnos, solitários e período gestacional variando de 78 a 94 dias, gerando de um a seis filhotes. A mãe puma passa bem, não apresentando qualquer alteração clínica ou comportamental, e será contida quimicamente nos próximos dias para uma avaliação criteriosa de seu estado de saúde e pesquisa do ocorrido. O filhote apresenta-se ativo, alimentando-se normalmente e ganhando peso, demonstrando satisfatório desenvolvimento para a espécie.

 

ENTREVISTA: Elisandra Pezzetta

Liga Homeopática completa de 70 anos de atuação no Rio Grande do Sul

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) completou 70 anos de atuação no Estado no domingo passado (17), destacando-se como uma das instituições pioneiras no Brasil na divulgação da homeopatia como especialidade da área da saúde e na prestação de serviços à comunidade. Até o final do ano, a Liga programa realizar uma série de atividades para comemorar a data, entre elas uma confraternização, inauguração de medalhão em homenagem a David Castro e Tribuna Popular na Câmara Municipal de Porto Alegre. O objetivo é promover a especialidade e a Liga entre os profissionais médicos, farmacêuticos, odontólogos e médicos-veterinários, bem como divulgar a homeopatia para o público em geral. Na próxima quinta-feira (28), às 14h, a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia a Liga na Tribuna Popular, numa iniciativa do vereador professor Garcia. Pela primeira em suas sete décadas, a entidade é presidida por uma médica-veterinária, a profissional Elisandra Pezzeta.

 

Como a senhora avalia o espaço ocupado atualmente pela homeopatia na Medicina Veterinária?

A aceitação tem sido muito maior, principalmente em função de medicamentos homeopáticos de uso veterinário industrializados que estão a disposição nas pets. Sempre foi difícil levar para o público essa opção, mas agora isso é viável, pois o dono do animal vê o produto à venda e pode adquirí-lo. Assim, percebe que o animal melhora rápido, vê os resultados e sabe que foi em função da homeopatia. O mesmo ocorre com a utilização em animais de produção, como no caso do gado de corte, quando o produtor vê que o animal reduz a carga parasitária, ou de leite, com redução do índice de mastites, por exemplo.

 

O que significa ser a primeira médica-veterinária a presidir a Liga Homeopática?

Estou muito orgulhosa. Tenho muito orgulho em ser veterinária e, especialmente, uma veterinária homeopata. A Liga sempre foi presidida por médicos e essa mudança é um reconhecimento. Os profissionais que fazem parte da entidade são voluntários que atuam no atendimento a classes mais baixas, na realização de cursos e na divulgação da homeopatia à população. Por isso, convido os colegas a se associarem à Liga.

 

PÁSCOA

A direção, os conselheiros e os colaboradores do CRMV-RS desejam a todos uma abençoada Páscoa e que o espírito do renascimento esteja sempre presente em suas vidas.

 

CURSOS E EVENTOS

 

V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, de 26 a 29/04, em Salvador (BA). Informações: 71 2102 6600 ou www.higienista.com.br.

 

 

Curso de Ultrassonografia, de 25/04 a 03/05, em São Paulo (SP). Informações: 16 3421 6719 ou www.recicle-ultrasomvet.com.br.

 

32º Congresso Brasileiro da Anclivepa, de 27 a 30/04, em Gioânia (GO). Informações: 62 3565 4608 ou secretaria@anclivepa2011.com.br.

 

Curso de Ultrassom em Fêmeas Bovinas, de 28 a 30/04, em Tapes (RS). Informações: www.mahfuz.com.br ou 53 9115 0167.

 

Curso de Ultrassonografia: Aplicação na Reprodução Bovina, de 29 a 31/04, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8501 ou www.ufsm.br/embryolab.

 

I Exposição Outonal Morfológica de Cavalos Crioulos de Viamão, dia 30/04, em Viamão (RS). Informações: 51 9971 1957 ou henrique@pampacomercial.com.br.

 

9º Curso de Atualização, Técnica e Julgamento de Hereford e Braford, de 02 a 04/05, em Alegrete (RS). Informações: 55 3422 4577 / 53 3242 1332 ou www.abhb.com.br.

 

Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico Medicina Veterinária, dia 04/05, em Passo Fundo (RS). Promoção: CRMV-RS e UPF. Informações: 51 2104 0551 ou www.crmvrs.gov.br.

 

Curso de Adestramento de Border Collie, dias 07 e 08/05, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 ou www.mahfuz.com.br.

 

2º Painel de Segurança da Cadeia Produtiva de Amimentos, dia 10/05, em São Caetano do Sul (SP). Informações: 11 3663 3752 ou 9971 8360.

 

Dermatologia Veterinária – Especialização, de 13/05 a 13/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 19 3797 6300 ou www.qualittas.com.br.

 

Avesui 2011, de 17 a 19/05, em Florianópolis (SC). Informações: 11 2118 3133 ou avesui@gessulli.com.br.

 

Pós-Graduação em Nutrição de Bovinos Leiteiros – inscrições até 19/05, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

 

Curso de Transferência de Embriões Bovinos, de 21 a 24/05, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8501 ou www.ufsm.br/embryolab.

 

Zootec 2011, de 23 a 27/05, em Maceió (AL). Informações: 82 3315 3922 ou www.zootec.com.br.

 

Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico, dia 25/05, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 2104 0551 ou www.crmvrs.gov.br.

 

XIX Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, de 25 a 27/05, em Recife (PE). Informações: 31 3491 7122 ou www.cbra.org.br.

 

Fenasul 2011, de 25 a 29/05, em Esteio (RS). Informações: 51 3336 2533 ou www.gadolando.com.br.

 

I Encontro de Atualização em Bovinocultura de Leite, dias 26 e 27/05, em Ponta Grossa (PR). Informações: 42 8404 5338 ou www.cescage.edu.br.

 

Relatos de Experiências nas Cadeias de Leite das Diferentes Espécies, dia 27/05, na Casa do Veterinário, em Esteio (RS). Informações: leitecia@ufgrs.br. Clique aqui e veja a programação completa.

 

1º Simpósio de Analgesia e Controle da Dor em Pequenos Animais, nos dias 27 e 28/05, em Porto Alegre (RS). Informações: http://sites.google.com/site/Simposiocontroledor/.

 

Curso de Atualização de Ultrassonografia em Animais de Companhia, de 27 a 29/05, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3012 2023 ou www.tgseventos.com.br

 

Seminário Asgav – Qualidade, Sanidade e Inocuidade no Segmento de Postura Comercial, dias 28 e 29/05, em Bento Gonçalves (RS). Informações: 51 3228 8844 ou atendimento@asgav.com.br.

 

Processo Seletivo para Ingresso no curso de Mestrado em Ciência Animal da Unipampa - campus de Uruguaiana nas áreas de Reprodução e Sanidade Animal (clique para ler o edital). Inscrições até 31/05. Informações: www.unipampa.edu.br.

 

XVI Enesco – Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação, de 01 a 03/06, em Belo Horizonte (MG). Informações: 31 3235 3460 ou www.conesco.org.br.

 

Seminário de Responsabilidade Técnica – Zootecnia, dia 16/06, em Dom Pedrito (RS). Informações: 51 2104 0551 ou www.crmvrs.gov.br.

 

Clique aqui e acompanhe a agenda completa de cursos e eventos

 

 

CONCURSOS

 

Paraná

Centro Universitário de Maringá – PR necessita de docente para uma vaga de clinica médica e cirúrgica de equinos e ruminantes. Informações: professor Rodrigo de Jesus Paolozzi ( rodrigo@cesumar.br ).

 

 

EXPEDIENTE

 

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br .

 

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)

Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato

Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos

Contatos: assimprensa@crmvrs.gov.br

Foto: Divulgação

 

Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Porto Alegre/RS - CEP: 90.035-006